Meteorologia

Chuva deve continuar no Maranhão, com baixa intensidade

Meteorologista da Uema afirma que é normal chover em julho, mês que já registrou 35,24% do esperado; fenômeno marca a transição de estações

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Márcio Eloi, meteorologista da Uema
Márcio Eloi, meteorologista da Uema (Marcio Eloi / Uema)

SÃO LUÍS - As chuvas devem continuar no Maranhão, mas com baixa intensidade. Segundo Márcio Eloi, meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), é normal chover em julho, mês que já registrou, até ontem, 46,2 mm (35,24%) do esperado, que é 131,1 mm. Esse fenômeno anuncia a transição da estação chuvosa para a estiagem. A previsão é que hoje não haverá pancadas e nem precipitações.

“Essa chuva deve-se a um sistema incerto de nuvens que atua no leste da Região Nordeste e que pode chegar no litoral do Maranhão. São nuvens provenientes da África. Os impactos causados por esse sistema são mais nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Por isso, aqui as chuvas vão enfraquecendo. Esse fenômeno marca a transição da estação chuvosa para a estiagem”, explicou Eloi.

Ainda conforme o meteorologista, em anos anteriores, como em 2013, choveu mais do que esperado para julho. Já em outros anos, não chegou nem à metade do esperado. “Em julho de 2013, foram 197,8 mm. Em 2014, 26,6 mm. Em 2015, 65,2 mm. O sistema é incerto. Este ano, já tivemos uma boa quantidade de chuvas. Acredito que vamos chegar ao esperado”, acrescentou Eloi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.