Reclamações

Insegurança causa medo e afasta visitantes da Lagoa da Jansen

Frequentadores que usufruem do espaço para praticar exercícios físicos, contemplar a cidade, por exemplo, exigem policiamento eficaz

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Frequentador faz caminhada na área da Lagoa da Jansen
Frequentador faz caminhada na área da Lagoa da Jansen (lagoa da jansen / caminhada)

SÃO LUÍS - Espaço utilizado para contemplar São Luís de diversos ângulos, para a prática de exercícios físicos e passear com o animais de estimação, por exemplo, a Lagoa da Jansen tem perdido cada vez mais frequentadores, devido à falta de segurança no local. Frequentadores exigem mais policiamento na área que, segundo eles, estaria dominada por criminosos.

“Pratico caminhada aqui um dia sim e outro não, mas sempre tomo muito cuidado, porque o policiamento é ineficiente. E quase diariamente sabemos de casos de assaltos. Eu já presenciei um desses ca­sos. Muita gente que conheço deixou de vir praticar exercícios físicos na área, com receio de ser vítima de bandidos”, relatou o médico.

“Na área da Lagoa da Jansen, não tem policiamento ostensivo. De vez em quando vejo uma viatura da Polícia Militar, que passa muito rápido. Nunca presenciei e nem fui vítima de assaltos, mas todo cuidado é pouco. Aqui é muito esquisito. Essa vegetação fechada também facilita a ação de criminosos”, explicou o vigilante Dorivan Pereira, de 30 anos, que trabalha em um estabelecimento no entorno da Lagoa, no Renascença.

Posto
Nas redondezas da Lagoa da Jansen há um posto do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTUr), mas, de acordo com os frequentadores, não supre a demanda. “Não adianta ter um posto aqui próximo, se os policiais quase não vêm às ruas. Nós ficamos reféns dos criminosos”, ressaltou o médico Tolentino Neto. A reportagem de O Estado foi até o posto. Dois policiais estavam no local e preferiram não passar informações.

A trabalho em São Luís, os técnicos em radiografia vindos de Salvador, aproveitavam a área da Lagoa da Jansen para fazer um passeio e conhecer a Ilha, mas tudo com muita cautela. “Estou achando a Lagoa muito bela. Mas sei que devemos tomar cuidado. Até porque não vi nenhum policial por aqui”, disse Luís Carlos Maurício da Rocha, de 46 anos. “Essa área não deveria ser assim, abandonada”, lamentou Claudiano Dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.