Gasolina comunista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O governador Flávio Dino (PCdoB) tem se mostrado um ferrenho cobrador de impostos e aumentador da carga tributária do Maranhão, sacrificando empresários e a atividade econômica para garantir o custeio da máquina comunista recheada por camaradas locais e de fora do estado.
E agora o comunista maranhense é flagrado em mais um ranking negativo do aumento de impostos, revelado pelo jornal Folha de S. Paulo. O jornal revelou que alguns governadores - Flávio Dino entre eles - estão aumentando o valor do ICMS da gasolina para compensar a redução no preço do diesel.
E o resultado, fatalmente, será o aumento no preço do combustível para o consumidor final.
De acordo com o levantamento da Folha, depois da greve dos caminhoneiros, 15 estados resolveram aumentar o PMPF (Preço Médio Ponderado Final) da gasolina, para compensar a redução do ICMS do diesel, prometido pelo Governo Federal. Vale destacar que o ICMS é cobrado sobre o PMPF, que é definido pelas secretarias de Fazendas dos Estados.
O pior de tudo é que o comunista maranhense, sedento por impostos, usou de estratégia ainda mais covarde contra o consumidor: ao lado de Piauí e Pernambuco, o Maranhão é um dos três estados que apenas aumentaram a gasolina, mas sem reduzir o diesel.
Desde que assumiu o governo, em 2015, Flávio Dino mostrou que não teria pena do maranhense para garantir a arrecadação dos impostos. O comunista já aumentou o preço do ICMS da gasolina pelo menos duas vezes. Também aumentou preço do imposto da energia elétrica, dos transportes e de bens de consumo como bebidas. Agora, o Maranhão toma mais esta atitude, sem poder sequer justificar o aumento da gasolina.
E é preciso lembrar que Dino fez tudo isso, mesmo sabendo que precisaria enfrentar uma candidatura à reeleição em 2018.

Três caminhos
Cortejado pelos pré-candidatos Eduardo Braide (PMN), Roseana Sarney (MDB) e Roberto Rocha (PSDB), o PSC ainda não se definiu quanto às eleições de outubro.
A legenda é controlada pelo deputado estadual Léo Cunha, que tem preferência por Roseana, e por Ribinha Cunha, que é mais próximo do PSDB, de Sebastião Madeira e Roberto Rocha.
Mas a deputada federal Luana Costa, que entrou em março no partido, defende abertamente a aliança com Braide.

Vaivém
Perdido em relação ao que pretende nas eleições e outubro, o professor Márcio Jardim (PT) tem um discurso para cada ocasião.
Na semana passada, anunciou em blogs sua desistência da briga por uma vaga de candidato a senador pelo PT.
Ontem, criticou a imprensa livre e recuou, dizendo que é candidato novamente.

Linhas de frente
A pré-candidata do PSL ao governo, Maura Jorge, atraiu para o seu palanque dois dos mais combativos ex-vereadores de São Luís.
Fábio Câmara, pelo próprio PSL, e Paulo Roberto Pinto, o Carioca, no PRTB, pretendem fazer barulho como candidatos a deputado estadual.
Maura Jorge pretende, inclusive, montar comitê próprio em São Luís, para abrigar as articulações de Câmara e Carioca.

Anticomunistas
Lideranças da Igreja Assembleia de Deus de vários municípios pretendem realizar uma manifestação crítica contra a aliança do comando da igreja com o comunista Flávio Dino.
Para esses pastores, diáconos, dirigentes e líderes jovens, a Bíblia é clara quando condena a relação com comunistas, para eles uma ideologia anticristã e antibíblica.
Na articulação das críticas à convenção que controla a igreja estão pastores como Pedro Lindoso e Raifran Batista.

Articulador
O deputado estadual César Pires tem sido um dos principais articuladores da montagem de alianças no grupo da ex-governadora Roseana Sarney.
Ele quer reunir em um só bloco todos os pequenos partidos que compõem a coligação, entre eles o PMB, o PRTB, o PSDC e outros partidos.
O problema é que muitas dessas legendas estão em articulação também com outros candidatos.

Democratas
O comando do partido Democrata no Maranhão entrou em compasso de espera, diante das articulações nacionais da legenda.
O DEM nacional está em conversas com os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), o que pode mudar seus rumos eleitorais.
No Maranhão, a espera pelo DEM deixa na expectativa também os coordenadores da campanha do senador Roberto Rocha.

DE OLHO
10,75% Foi o índice de aumento da alíquota da gasolina estabelecido pelo governo Flávio Dino, o maior do país, segundo levantamento da Folha de S. Paulo.

E MAIS

• Apesar de fazer média nas redes sociais, o governador Flávio Dino não botou um centavo sequer na campanha do Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste.

• A força política demonstrada pelo ex-prefeito Luiz Osmany durante a passagem de Roseana Sarney por Lago da Pedra surpreendeu os demais grupos que fazem política na região.

• A cúpula da Igreja Assembleia de Deus divide seu apoio político em uma equação dicotômica que reúne desde o radical Jair Bolsonaro ao comunista Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.