Folga

Diversão com criatividade e sem muitos gastos nas férias

Especialistas dão dicas para aproveitar melhor o período com as crianças; período é propício para iniciar atividades, tais como esportes e passeios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Criança brinca de pintar e solta a criatividade com tintas e pincéis
Criança brinca de pintar e solta a criatividade com tintas e pincéis

SÃO LUÍS - Durante quase todo ano, as famílias têm uma rotina bem alinhada: escola, trabalho, atividades físicas e extracurriculares, com alguma variação de um local para outro. Mas e quando chegam as férias? Quais atividades os adultos podem fazer para que as crianças e os adolescentes ocupem o tempo e não caiam no tédio? “Em tempos de crise, nem sempre é possível investir em viagens. Por isso, pais e responsáveis precisam pensar em atividades que caibam no orçamento, sem comprometer as contas básicas e fundamentais”, lembra Reis Rocha, coordenador do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Estácio São Luís.

Equilibrar o orçamento é uma tarefa difícil, porém necessária. Além disso, ainda é preciso gerenciar o tempo da meninada em concomitância com as atividades laborais. “Nesses dias de folga, é preciso buscar uma rotina, mesmo nas férias. Envolver a criança em um planejamento, seja em uma viagem (quando possível) ou em casa mesmo. O importante é ensinar questões de planejamento e ter noções de responsabilidade”, sugere a psicóloga Celiane Chagas, do Hapvida Saúde.

Psicóloga Celiane Chagas afirma que é preciso buscar uma rotina, mesmo nas férias
Psicóloga Celiane Chagas afirma que é preciso buscar uma rotina, mesmo nas férias

O período é propício para iniciar atividades, tais como esportes, passeios a lugares nunca visitados e viagens. As férias podem ser uma forma de aproximar os filhos dos demais parentes, que, geralmente, adoram a companhia das crianças, como os avós, primos e tios. Em casa, é preciso elaborar atividades que façam com que a coletividade seja trabalhada. Jogos de tabuleiro, atividades físicas, gincanas, jogos com obstáculos, entre outros, podem ser utilizados.

Fora de casa, visitas a museus, passeios em parques e praças, atividades como andar de bicicleta e andar de patins são uma boa forma de interação. Shoppings Centers são uma boa opção de lazer e diversão por sua diversidade de atividades, entre elas, cinema, espaço de jogos, lanchonetes, livrarias – algumas possuem espaços para leitura e contação de histórias.

Reis Rocha diz que pais devem pensar em atividades que caibam no orçamento
Reis Rocha diz que pais devem pensar em atividades que caibam no orçamento

Saiba Mais

Sugestões de atividades feitas pela especialista para as férias:

Em casa
- Faça uma gincana, chame as crianças da vizinhança – se for em um condomínio, fica ainda mais fácil;

- Acampe dentro de casa com as crianças, finjam que o terraço ou a sacada é uma selva;

- Faça uma pista de obstáculos dentro de casa, na sala, no corredor ou no quarto. Crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras, cobertores e uma linha de chegada. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence; e quem perder pode pagar uma prenda;

- Monte um jogo da memória com trechos de músicas, para a criança completar;

- Escreva uma história em quadrinhos, com a ajuda do seu filho;

- Monte peças teatrais, use os bonecos das crianças, pode ser até mesmo os bichos de pelúcia;

- Aprenda arte com papel;

- Convide amigos dos seus filhos para brincarem na sua casa e deixe seu filho ir à casa deles também, com atenção à idade;

- Fazer o Diário de Férias: fotografe as brincadeiras, passeios, etc

- Convide os amigos do seu filho e façam a noite do pijama ou dos games;

- Realizem uma sessão cinema com pipoca;

- Para os menores: Faça máscaras de super-herói!

Fora de casa
- Visite um museu, uma exposição, uma biblioteca;

- Passe alguns dias com os avós ou tios que têm filhos, brincar com os primos é quase sempre bom e saudável;

- Leve as crianças a um parque ou pracinha para soltar pipa;

- Programe passeio de bicicleta em família;

- Leve seus filhos para andar de patins ou skate, por exemplo;

- Se tiver praia, curtam muito a areia e o banho de mar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.