Articulação

Edivaldo efetiva mudanças no primeiro escalão do Município

Ivaldo Rodrigues deixa a Semapa e assume a articulação Política, deixada por Jota Pinto, que será candidato a deputado estadual; Raimundo Chocolate deve assumir o lugar do pedetista

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Edivaldo abriu espaços para o PT na administração municipal
Edivaldo abriu espaços para o PT na administração municipal (edivaldo Júnior)

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) efetivou mudanças na estrutura do primeiro escalão da Prefeitura de São Luís. A movimentação envolveu o PDT e o PT e alterou o comando das secretarias de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Articulação Política.

Apesar de ter deixado a pasta de Articulação no período de desincompatibilização estabelecido pela Justiça Eleitoral [abril de 2018], o ex-deputado Jota Pinto somente teve o ato confirmado de forma oficial ontem.

Ele é pré-candidato a deputado, por isso não faz mais parte do Governo Municipal. Para o lugar de Jota Pinto, Edivaldo nomeou o então titular da Semapa, vereador licenciado Ivaldo Rodrigues (PDT).

Ivaldo alcançou destaque na pasta ao administrar o programa “Feirinha São Luís”, espaço público em formato de feira, no Centro Histórico da capital, e que conta com apresentações semanais de artistas maranhenses.

O espaço, que também é voltado para o turismo, acabou se tornando uma das principais frentes do segundo mandato de Edivaldo.

Para o lugar de Ivaldo Rodrigues, o prefeito deve oficializar nos próximos dias o petista Raimundo Chocolate. A movimentação abre mais espaços para o PT na administração municipal. A sigla exigia, desde o início do ano, a ampliação de suas bases na Prefeitura.

Bastidores – A movimentação de Edivaldo junto ao PT envolve, nos bastidores, a disputa das eleições 2018.

Chocolate, que ainda não foi efetivado, mantinha até então uma pré-candidatura ao Senado pela sigla.

Caso seja nomeado na administração municipal, abre mão automaticamente da pré-candidatura.

O PT está na base de apoio à reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB), e discute com o chefe do Executivo, espaços na chapa majoritária.

A legenda tem pressionado o comunista pela disputa do Senado. Flávio Dino, contudo, já tem os seus dois pré-candidatos definidos: tratam-se dos deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).

Já a vaga do pré-candidato a vice-governador, também alvo do PT, por enquanto permanece assegurada a Carlos Brandão (PRB).

O partido segue em busca de espaços.

Saiba Mais

A repercussão nacional do ato de solidariedade por parte da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou reação do governador Flávio Dino e de aliados do PCdoB. O ex-secretário de Comunicação e pré-candidato do PCdoB a deputado federal, Marcio Jerry, chegou a questionar o gesto da emedebista. Dino também reabriu canal de diálogo com o PT, que demonstra insatisfação com a falta de espaços na chapa majoritária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.