Cultura

Tradição do Lava-Bois atrai multidão para São José de Ribamar

Grupos de Bumba-Boi e outras atrações musicais e culturais se apresentaram no evento que marca o fim da programação junina na Grande Ilha

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O evento marca o fim da programação referente ao São João na Grande Ilha.
O evento marca o fim da programação referente ao São João na Grande Ilha.

SÃO LUÍS - As cores e os sons de grupos de Bumba-Boi e outras atrações musicais e culturais atraíram no fim de semana uma multidão às ruas de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, para o tradicional evento Lava-Bois, o qual está na sua 65ª edição. O evento marca o fim da programação referente ao São João na Grande Ilha.

Bandas e grupos de Bumba-Boi se apresentaram em uma grande estrutura que foi montada no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen. Bumba-Boi de Maracanã, Boi Estrela de São José dos Índios, Bumba Meu Boi Sítio do Apicum foram alguns dos grupos de Bumba-Boi que desfilaram pelas avenidas de Ribamar, ainda pela manhã.

“Muito bom. Todos os anos eu venho contemplar e me divertir aqui no Lava-Bois. Já é uma tradição para min. A nossa cultura. A cultura maranhense é muito bela e merece a nossa atenção. Fico aqui o dia todo, até terminar o evento à noite. Está tudo na paz. É só alegria”, disse Elielson Magalhães, bombeiro civil, de 41 anos, que estava acompanhado de amigos.

Desde criança, a idosa Leonora Ferreira Miranda, de 78 anos, acompanha todos os anos o evento do Lava-Bois. Ela pulava e vibrava ao som do Bumba Meu Boi Sítio do Apicum. “Venho ao Lava-Bois desde a minha infância e enquanto estiver viva, estarei aqui. É a nossa cultura, que amo de paixão. O sol está muito forte. Protejo um pouco a cabeça, mas não deixo de curtir”, relatou, entusiasmada.

No sábado, a programação começou às 20h com o Boi Meu Tamarineiro e shows de Lairton e Banda Energia.
No sábado, a programação começou às 20h com o Boi Meu Tamarineiro e shows de Lairton e Banda Energia.

No sábado, a programação começou às 20h com o Boi Meu Tamarineiro e shows de Lairton e Banda Energia. Ontem, a festa começou a partir de meio-dia no Parque Municipal do Folclore, com Dudu N´Gandaia. Às 13h30, subiu ao palco a banda Samba de Boa. Após uma hora de apresentações, representantes de diversos bois de matraca, que já haviam desfilados pelas ruas da cidade, se encontraram no e ecoaram os seus instrumentos, levando o público ao delírio.

Festividade

A festa em Ribamar começou no dia 23 do mês passado, de acordo com informações da Prefeitura. A programação seguiu inicialmente até o dia 29 de junho, com arraiais montados em 7 circuitos ofciais (Sede, Vilas, Matinha, Parque Vitória, Panaquatira, Rio São João, e Piçarreira). Houve ainda programação em bairros como Turiúba, Nova Terra, São Benedito, Parque Jair, Vila Sarney Filho II e Vila Vitória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.