Data indefinida

Obra em trecho da Rua Grande completa hoje um mês de atraso

Prazo de 60 dias para o término da intervenção na primeira etapa da área deveria ter sido finalizado no dia 9 de junho; segunda etapa foi iniciada

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Obra começou no dia 9 de abril
Obra começou no dia 9 de abril (Rua Grande)

SÃO LUÍS- Completando hoje um mês de atraso para entregar à população, o primeiro trecho da Rua Grande, no centro de São Luís, continua em obras, com lentidão. De início, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estipulou um prazo de 60 dias para o término da intervenção na área, iniciada em 9 de abril e deveria ser entregue no dia 9 de junho. O Estado registrou no último sábado que o piso do primeiro trecho da via continua todo quebrado. O revestimento asfáltico foi todo retirado e placas de alumínio interditam a quadra - a partir da Rua do Passeio até a Fribal. Não havia operários no local.

Enquanto o trecho da via permanece em obras, comerciantes e consumidores que transitam na Rua Grande, principal centro comercial de São Luís, enfrentam transtornos para se locomoverem na área. “Essa obra na verdade parece está abandonada. E nós que precisamos comercializar nossos produtos, ficamos nessa situação desconfortável. Está muito apertado, por causa dos tapumes que ocupam as calçadas”, relatou um comerciante que preferiu não se identificar.

A requalificação urbanística da Rua Grande e das praças Deodoro e do Pantheon e Alameda Gomes de Castro é realizada com recursos públicos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e foi iniciada em 9 de outubro de 2017. A previsão é de que seja concluída em 8 de março de 2019. Quinhentos e quinze dias é o prazo total para a obra de requalificação, com recursos totalizando R$ 31.404.149,59.

Segunda etapa

Mesmo sem conclusão da obra na primeira quadra da Rua Grande, O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu início aos serviços de requalificação urbana no segundo trecho da Rua Grande, novo trecho compreendido entre as ruas de Santaninha e Santa Rita. A informação foi divulgada pela Prefeitura de São Luís.

No local, as equipes iniciaram o trabalho de retirada dos paralelepípedos velhos para colocação de novo piso; escavação do solo para implantação de tubulações de água e esgoto e construção dos poços de visitas da instalação elétrica subterrânea.

De acordo com o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, os serviços na primeira quadra da Rua Grande - entre as ruas do Passeio e de Santaninha - estão em andamento e serão concluídos gradualmente, visto que toda a infraestrutura subterrânea deste trecho já foi executada, restando apenas serviços de ligações domiciliares das redes subterrâneas, execução do trabalho de pavimentação e intervenções complementares. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.