COLUNA

Imperatriz no radar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Dois dos principais pré-candidatos a governador do Maranhão escolheram a cidade de Imperatriz para testar popularidade na sexta-feira,6, fatídico dia da eliminação do Brasil da Copa da Rússia. E a movimentação mostrou que o governador Flávio Dino (PCdoB) tem muito com que se preocupar naquela região, que sempre serviu de base dos projetos esquerdistas para o Maranhão.
No dia da eliminação do Brasil, o senador Roberto Rocha, que concorrerá ao governo pelo PSDB, reuniu militantes tucanos e aliados regionais para uma reunião com o candidato do partido a presidente, ex-governador Geraldo Alckmin (SP). Com ele, estavam o deputado estadual Wellington do Curso, o ex-prefeito local Sebastião Madeira, e o deputado federal Waldir Maranhão - o ex-governador José Reinaldo não participou por estar, ainda, em recuperação de um acidente.
A presença de Alckimin e Rocha mobilizou centenas de populares ao escritório regional tucano.
Um dia antes, a ex-prefeita Maura Jorge (PSL) foi recebida em um evento suprapartidário de candidatos a deputado estadual que decidiram apoiar sua candidatura ao governo. E o encontro reuniu, ao menos, duas mil pessoas, mostrando que o desejo de mudança está em plena ebulição no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.
Somada à força da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), a presença festiva de Roberto Rocha e Maura Jorge confirma que o comunista não terá vida eleitoral fácil na Região Tocantina. Que deve ser fundamental para decidir o segundo turno.

Jogando a toalha
O ex-secretário de Esportes Márcio Jardim teria desistido de insistir numa pré-candidatura a senador por um PT que só quer mesmo estar na coligação de Flávio Dino.
Como desculpa, ele usou a argumentação de que o partido já tem como candidatos o professor Nonato Chocolate e a sindicalista Adriana da CUT.
Embora se saiba que eram mínimas as chances de Jardim emplacar uma candidatura majoritária.

Quase fora
O posicionamento nacional do PR pode determinar seu futuro eleitoral no Maranhão.
É que o partido discute aliança com o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que exigiu o afastamento dos partidos de esquerda nos estados.
No Maranhão, o PR tem articulação de coligação com o PCdoB, tendo também o PT na aliança, ambos descartados por Bolsonaro.

Dois caminhos
O PR pode formar coligação com a ex-prefeita Maura Jorge, o que garantiria a ela um aumento considerável no tempo de propaganda eleitoral.
Mas também pode acabar na coligação do deputado Eduardo Braide (PMN), o que garantiria, pelo menos, a presença dele nos debates eleitorais.
As cúpulas nacionais do PSL, de Bolsonaro, e do PR, de Valdemar da Costa Neto, estão em discussão sobre o futuro das legendas.

Só com debate
A presença nos debates dos candidatos a governador é o principal fator de dificuldade para a candidatura do deputado Eduardo Braide (PMN).
Ele só entrará na disputa se tiver um partido com, ao menos, cinco deputados federais, o que garantiria sua chamada para todos os debates.
Sem isso, dificilmente o parlamentar entrará na disputa majoritária.

Pé-frio
Virou meme de internet a estrutura montada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, para acompanhar o jogo Brasil x Bélgica, na sexta-feira, 6.
Sem nunca antes ter feito tal gesto, Edivaldo resolveu fazer uma festa na Rua Portugal, com direito a vários telões, bandas de música, DJs e grupos de Bumba meu boi.
A derrota do Brasil e a eliminação da Copa fizeram a internet batizar o prefeito de pé-frio.

Na Internet
O ex-secretário Ricardo Murad (PRP) tem sido o maior ativista anti-Dino nas redes sociais de internet.
Murad utiliza suas redes sociais para desmentir o que considera inverdades do governo comunista e apontar a real situação do Maranhão em todos os setores.
Além disso, o ex-secretário grava vídeos diários para divulgar nas redes e nos aplicativos de troca de mensagens.

DE OLHO
R$ 102 mil É o valor da multa máxima para divulgação de fakes news ou pesquisas falsas, de acordo com a lei eleitoral.

E MAIS
• Eleitores de Imperatriz têm-se dividido entre as várias candidaturas de oposição ao governo Flávio Dino, o que incomoda os comunistas.

• O Tribunal de Justiça decidiu absolver o ex-prefeito Sebastião Madeira, o que garante sua candidatura a deputado federal.

• Único na prática da censura, o governador Flávio Dino tenta tirar do ar até programas de emissoras de rádio ligadas ao seu próprio governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.