Lançamento

Guto lança EP Duplo

Artista mineiro disponibilizou nas plataformas digitais o primeiro trabalho da carreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Guto lançou o EP Duplo
Guto lançou o EP Duplo (Guto)

SÃO PAULO- A dualidade da identidade humana é a inspiração motriz de Duplo, EP inédito lançado na semana passada pelo cantautor mineiro Guto.

O trabalho, divulgado via selo ACABA, de Belo Horizonte, foi inteiramente composto e gravado por Guto, em co-produção com Rafael Dutra, também responsável pela mix e com a master assinada por Joe Lambert (EUA). Duplo já se encontra disponível nas principais plataformas digitais e em vinil.

“Quando comecei a conceber a ideia de produzir o EP, percebi nas canções que vinha compondo, colocações recorrentes acerca da dualidade da identidade humana, das relações, ou mesmo da existência de um modo geral”, explica Guto, que cita como principais referências temáticas livros como O Homem Duplicado (José Saramago) e O Duplo (Fiódor Dostoiévski).

Em Duplo, o caminho começa com “Sal”, anteriormente divulgada como único single do EP, canção que trata do apego que se tem em relação ao tempo e aos sentidos. Na sequência,“Artifício” traz sonoridades mais espaciais e é uma espécie de devaneio sobre a percepção da rotina. "Artifício é uma canção que aborda o cotidiano e a dificuldade que temos em notar as mudanças ao nosso redor; uma reflexão sobre as formas como observamos as lições impressas nos pequenos acontecimentos do dia-a-dia”, explica Guto.

A roqueira “Espiral” é uma das primeiras canções de Guto e aborda o processo de amadurecimento como um retorno à infância. Por último, “Onda do Mar” traz uma analogia entre as relações afetivas e as ondas do mar. De acordo com o compositor, “a ideia é que o balanço do mar tira a gente da zona de conforto, mas seu mistério nos faz querer mais. Acredito que nas relações afetivas é assim também: nos movimentamos e nos transformarmos um pouco no outro. Musicalmente, o movimento das ondas aparece nos desenhos melódicos, na organização dos versos e nas cadências rítmicas — há desencontro e defasagem por toda parte —, feito ondas a quebrar entre pausas que ora atrasam, ora adiantam”, descreve Guto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.