COLUNA

A força da história

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

À medida que se aproxima o período de convenções partidárias, o grupo de pré-candidatos a senador vai ganhando forma mais consistente, e um detalhe começa a pesar em relação aos nomes postos à disposição do eleitor: a história de cada candidato. O peso dos serviços prestados e da credibilidade deve influenciar fortemente o eleitor, segundo apontam as pesquisas.
É nesse aspecto que se fortalecem nomes como o do atual senador Edison Lobão (MDB) e dos deputados federais Sarney Filho (PV) e José Reinaldo Tavares (PSDB). Com larga experiência política e serviços prestados ao longo de mais de 30 anos, os três pré-candidatos levam vantagem exatamente pelo recall que possuem nos 217 municípios.
Mesmo assim, o governador Flávio Dino (PCdoB) optou por apostar em dois nomes ainda sem capilaridade no Maranhão, como os dos deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS). Sem histórico político consistente, sem reconhecimento por parte do eleitor, os dois dinistas amargam ainda presença tímida no levantamento das pesquisas. Para o Palácio dos Leões, “os dois serão levados pela força da máquina”.
Mas Sarney Filho e Lobão contam com um trunfo a mais: a força popular e o carisma da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que lidera a chapa em que estarão concorrendo. Roseana é um dos mais fortes cabos eleitorais maranhenses, com presença tão significativa a ponto de suplantar até mesmo máquinas de governo. E é isso que faz a força dos seus dois candidatos a senador.

Duas frentes
O deputado estadual Alexandre Almeida (PSDB) pretende correr em faixa própria com sua candidatura a senador.
Ele aposta na juventude, mas busca também o apoio de experientes políticos, como o senador Roberto Rocha e o ex-prefeito Sebastião Madeira.
São os dois tucanos que bancam a campanha de Alexandre, único candidato do PSDB com nome já confirmado para a disputa.

Briga boa
Os deputados federais Waldir Maranhão e José Reinaldo Tavares vão brigar até o último minuto da convenção do PSDB pela segunda vaga de senador da legenda.
Para se viabilizar, Maranhão colou com Roberto Rocha, que se ressente quase que diariamente de ter sido abandonado por José Reinaldo.
Mas o ex-governador aposta que o projeto nacional tucano, que o incluiria, pese mais na definição final da chapa.

Nome forte
O empresário Ribinha Cunha, irmão do deputado Léo Cunha, passou a ser cortejado por candidatos a governador de várias correntes.
Com forte credibilidade na Região Tocantina, Cunha já teve seu nome ventilado como companheiro de chapa de Roseana Sarney, Eduardo Braide e Roberto Rocha.
Partido do empresário, o PSC, por enquanto, não se definiu quanto à formação de alianças para as eleições de outubro.

Novo vice
Publicamente, o governador Flávio Dino sequer cogita abrir mão de seu candidato a vice, Carlos Brandão (PRB), mesmo com a inelegibilidade pairando sobre si.
Mas, nos bastidores, há quem diga que Dino já trabalha uma alternativa a Brandão, que poderá, inclusive, contemplar o PT ou o DEM em sua chapa.
A mexida nos planos, que, se efetivada, só deve ser anunciada na convenção, passaria também por alterações na chapa de senador dinista.

Lama asfáltica
O prefeito de São Luís Edivaldo Júnior (PDT) foi criticado por um dos representantes do Ministério Público maranhense, que flagrou a qualidade da pavimentação usada na cidade.
Para a promotora de Meio Ambiente e Urbanismo, Márcia Buhatem, o que as equipes de Edivaldo usam é mera lama asfáltica, que vai embora pouco tempo depois de ser aplicada.
Buhatem exigiu que o prefeito determinasse a recuperação de ruas deixadas de lado pela Prefeitura.

Desgastado
Quem também anda enfrentando forte resistência popular e política em sua cidade é o prefeito de São José de Ribamar, Luiz Fernando Silva (PSDB).
O prefeito não consegue impor o mesmo ritmo de sua primeira gestão à frente da cidade e sofre com as reclamações diárias dos moradores.
O pior é que, sem resposta à população, Luis Fernando decidiu bater boca quase que diária com eleitores e comunitários em várias localidades ribamarenses.

DE OLHO
R$ 700 mil Foi o valor da emenda do deputado Eduardo Braide para a aquisição de um mamógrafo, que o governo Flávio Dino só comprou por ordem da Justiça.

E MAIS

• A ex-deputada Gardênia Castelo, e sua mãe, ex-prefeita Gardênia Gonçalves, foram recebidas com festa pelo vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior.

• Totalmente afastado da política, o ex-prefeito Tadeu Palácio apenas acompanha a movimentação, do alto de sua bem-sucedida carreira na oftalmologia.

• O ex-governador e ex-presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, é um dos mais entusiasmados membros da comitiva de Roseana Sarney no interior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.