Ensino superior

UFMA implanta curso de graduação em Engenharia Aeroespacial

A primeira turma foi iniciada este ano; antes, só existia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica; curso deve trazer desenvolvimento tecnológico para o estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Professor Paulo Ribeiro e o técnico de laboratório Keyton Araújo com equipamento usado no curso
Professor Paulo Ribeiro e o técnico de laboratório Keyton Araújo com equipamento usado no curso (UFMA curso Engenharia Aeroespacial)

SÃO LUÍS - O curso de Engenharia Aeroespacial abriu as turmas no primeiro semestre de 2018, por meio da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA). Alunos que desejarem ingressar na área devem iniciar o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da universidade. O curso deve trazer para o estado, além de outros benefícios, desenvolvimento de diversos setores da indústria.

Até o início de 2018, o curso de Engenharia Aeroespacial era oferecido apenas pelo ITA, localizado em São José dos Campos (SP), o que limitava o ingresso de alunos, muitas vezes impossibilitando aqueles que residem em regiões distantes do Sudeste. Mas esta realidade está sendo modificada com a inserção do curso na grade da UFMA.

De acordo com o professor José Reinaldo de Oliveira, coordenador do curso de BICT da universidade, a novidade é fruto de um projeto antigo, que começou a se materializar nos dois últimos anos pela dedicação de professores do curso. "Uma equipe de professores muito engajada trabalhou no projeto de construção do curso desde a mais elementar estruturação até as recentes aquisições de equipamentos", destacou.

O curso é ofertado em modelo de dois ciclos, onde o aluno matricula-se no curso de BICT e no decorrer da graduação, poderá optar pela especialização em Engenharia Aeroespacial. O método já vem sendo adotado para diversas áreas da engenharia oferecidas pela universidade, seguindo a referência do ITA.

Escolha
O Maranhão foi escolhido para receber o curso entre diversos estados, como contou o professor Oliveira. "Vários estados brasileiros com maior infraestrutura e poder econômico disputaram a implantação desse projeto, que é a extensão de um braço do ITA, mas nenhum deles teve argumento suficiente, nenhum deles teve argumento tão forte para demover o ITA de São José dos Campos e trazer para fora de seus muros, quanto o Maranhão". A vantagem deve-se ao CLA, um dos melhores centros de lançamentos do mundo, devido, principalmente, à sua localização geográfica.

O curso deve trazer para o estado do Maranhão inúmeros benefícios nas áreas de tecnologia e indústria nos próximos anos. "O ITA foi criado em São José dos Campos, que hoje é um polo tecnológico do Brasil. A indústria aeroespacial e aeronáutica brasileira se situa em São José dos Campos, a indústria automobilística nos arredores compartilha as tecnologias desenvolvidas por lá. Então, esse berço de tecnologia que germinou em São José dos Campos, em torno da aeronáutica, hoje é o que nós trazemos para o estado do Maranhão", frisou o coordenador do curso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.