Saúde

Inaugurada Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no Maranhão

Previsão é realizar 64 exames gratuitos por dia, sendo 32 mamografias e 32 exames citopatológicos com as ações da iniciativa

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - Com previsão de realizar 64 exames gratuitos por dia, sendo 32 mamografias e 32 exames citopatológicos, foi lançada ontem a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que visa à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além de ações educativas de promoção da saúde.

O evento aconteceu no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, localizado na Avenida dos Holandeses, e reuniu diversas autoridades, entre as quais o presidente do Conselho Regional do Sesc e também da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro da Silva; a diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro; o diretor do Senac, José Ahirton Batista Lopes; conselheiros do Sesc, entre outros.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se alinha às tendências mundiais e nacionais de investimento em recursos e tecnologias no âmbito da saúde para a prevenção e controle de agravos, preferencialmente a promoção da saúde da mulher.

O presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, disse ser uma grata satisfação ter sido contemplado com esta unidade móvel de saúde, voltada para o atendimento à mulher, serviço essencial que amplia as chances de salvar a vida de muitas mulheres e famílias no Maranhão.

José Artiro enfatizou que a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é uma relevante conquista para o estado, equipada com moderno mamógrafo e instrumentos que auxiliam na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, sendo importante ação para a redução das estatísticas maranhenses nessa área.

“Esta manhã, não é somente a apresentação de mais uma unidade móvel do Sesc no Maranhão, mas principalmente, é a reafirmação do compromisso estabelecido há mais de 70 anos, com o bem-estar da sociedade brasileira e maranhense”, declarou o presidente.

A unidade funcionará em parceria com as prefeituras municipais, sendo um aporte ao sistema de saúde local e facilitando o acesso das mulheres que residem no interior do estado e em zonas mais distantes da capital, à prevenção do câncer. Inicialmente esse atendimento contemplará a grande São Luís, começando pela cidade de Raposa, e em outro momento se estenderá para outros municípios maranhenses.

Segundo a coordenadora de Assistência à Saúde do Sesc, Patrícia Teresa Oliveira, as ações educativas permearão todas as etapas do projeto, possibilitando a promoção da autonomia e autocuidado das mulheres, quebrando barreiras, mitos e preconceitos que impedem o acesso aos exames oferecidos, com vistas à melhoria e bem estar das pessoas.

Exames de rastreio

Concebido em 2012 pelo Departamento Nacional do Sesc, o Projeto Sesc Saúde Mulher consiste em uma ação político estratégica institucional pactuada consoante a agenda nacional de atenção e cuidados para a prevenção e controle ao câncer de mama e colo de útero, especificamente voltado para facilitar o acesso aos exames de rastreio.

Saiba mais

Exames ofertados
- Mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos;
- Citopatológico (exame preventivo do câncer de colo do útero) para mulheres de 25 a 64 anos.

Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não-melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 - Inca)

Câncer de Colo do Útero

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Estimativas de novos casos: 16.370 (2018 - Inca)

Fonte: Serviço Social de Comércio no Maranhão (Sesc-MA); Instituo Nacional do Câncer (Inca)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.