Editorial

Acidente de trabalho e prevenção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Dados assustadores divulgados pelo Ministério do Trabalho, com base em levantamento preliminar do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), chamam a atenção para problemas de saúde relacionados a LER/Dort - Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

Em 2017, de acordo com o INSS, foram concedidos 22.029 benefícios acidentários a trabalhadores que precisaram ficar mais de 15 dias afastados do trabalho por causa de algum tipo de doença relacionada à LER/Dort. Isso represente a 11,19% de todos os benefícios concedidos. A média foi de 539 afastamentos por dia.

Todo esse problema tem como fato gerador tarefas repetitivas que exigem força ou um ritmo de trabalho acelerado, somadas a posturas inadequadas e ao estresse.

Os números mostram que das 20 principais causas de afastamento das atividades profissionais por adoecimento no trabalho em 2017, por movimentos contínuos com sobrecarga dos nervos, músculos e tendões três se enquadram nessa situação: lesões no ombro, sinovite (inflamação em uma articulação) e tenossinovite (inflamação ou infecção na bainha que cobre o tendão) e mononeuropatias dos membros superiores (lesão no nervo periférico).

A mais comum, e por isso deve ser levada com a devida preocupação, é a Síndrome do Túnel do Carpo, resultante da compressão interna do nervo mediano na altura do punho, por conta de movimentos repetitivos em alta velocidade ou associados à força como digitar, tocar instrumentos musicais, torcer roupas, picar alimentos em cozinhas industriais etc.

Desse modo, a empresa deve ter consciência de que a prevenção é o melhor caminho para se evitar esses problemas de saúde em seus empregados e, que devido a isso a organização também com afastamentos e consequente recuo na produtividade.

Tanto que a recomendação do Ministério do Trabalho é de que o primeiro passo a ser dado no aspecto da prevenção é a adoção de avaliação ergonômica do trabalho e a adequação dos problemas encontrados. Nesse sentido foi criada a Norma Regulamentadora para tratar especificamente do tema, a NR- 17.

Então, é fundamental que há as empresas adotem medidas preventivas, a exemplo de pausas para alongamento e recuperação, aquecimento, exercícios de alongamento antes e depois do trabalho e a ginástica laboral.

Não por acaso, o ministério lançou, em abril deste ano, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), que se estende até novembro. O objetivo é chamar atenção para a prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimizam trabalhadores diariamente.

Apesar de a Canpat tratar da prevenção em todas as situações que envolvem o trabalho, a campanha deste ano terá dois focos principais: os adoecimentos e as quedas com diferença de nível, ou seja, quando o trabalhador cai de locais altos, como plataformas elevadas, escadas ou andaimes.

O próprio Ministério do Trabalho tem reforçado a Campat, como forma de lembrar que a intenção é conscientizar empregadores, trabalhadores e toda a sociedade sobre a necessidade de observar as normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Até porque todo empregador é obrigado a fazer um levantamento dos riscos existentes, efetuando medidas de prevenção. Se forem detectados riscos, devem ser analisados e todas as medidas preventivas adotadas, procurando sua eliminação ou neutralização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.