Orientação

Sebrae leva atendimento a empreendedores do João Paulo

Ação acontece de 9 a 13 de julho e objetiva maior aproximação com empreendedores da Região Metropolitana de São Luís, realizando orientações empresariais e consultorias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

De 9 a 13 deste mês, o Sebrae no Maranhão, por meio de sua Unidade Regional em São Luís, realizará a segunda edição do Sebrae nos Bairros, edição 2018. Desta vez, a região contemplada será o João Paulo e bairros adjacentes.
Os atendimentos serão realizados no Grêmio Recreativo dos Subtenentes e Sargentos do 24º BC, localizado na Avenida Kennedy, em frente à Vila Militar. O atendimento acontecerá das 9h às 17 h, de segunda a sexta. A ação conta com o apoio do 24º Batalhão de Caçadores Barão de Caxias e a Prefeitura de São Luís.
Proposto pelo Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, o Sebrae nos Bairros tem como objetivo permitir maior aproximação com empreendedores da Região Metropolitana de São Luís, realizando orientações empresariais, consultorias, capacitações e visitas técnicas nos principais corredores de negócio da capital. Estão previstas para este ano, mais cinco edições do Sebrae nos Bairros, em São Luís.
Na ação, os empresários de pequenos negócios da região terão oportunidade de conhecer ferramentas de gestão, que podem aperfeiçoar suas competências, dando novas ideias e para os seus negócios.
“O Sebrae nos Bairros irá percorrer durante todo o ano as regiões da capital, de grande densidade empresarial e populacional, com dicas a quem quer abrir o próprio negócio e orientações que ajudarão a melhorar a realidade das empresas. É fundamental hoje irmos até mais perto do empresário, que está no bairro, lutando para se manter e gerar emprego e renda. Estes pequenos negócios são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia, gerando desenvolvimento local”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves.
O João Paulo tem vários pontos de grande diversificação de empreendimentos comerciais, contudo, o segmento de vendas de confecções exerce uma forte predominância, correspondendo a 26% do universo mapeado.

Corredor
O corredor possui uma variedade muito grande de negócios como bancos, Correios, lotéricas, confecções e calçados, tecidos e plásticos, materiais elétricos e de construção, papelarias, lanches e restaurantes populares, cartórios, autopeças, bicicletas, dentre outros. A grande maioria desses empreendimentos está direcionada para as classes C, D e E.
Alguns produtos, principalmente artesanais, caça, pesca e plásticos, só são encontrados nes­te corredor, fazendo com que consumidores das classes A e B também se desloquem para o eixo. Por ser uma das regiões das mais antigas da cidade, existe dificuldade de terrenos. A maioria das edificações são muito antigas e bem desgastadas.
O local também possui um mercado, a tradicional Feira do João Paulo, que gera um grande fluxo de pessoas principalmente no turno da manhã. Existem várias lojas de produtos alimentícios, de venda de peixes, açougues e lojas de variedades dentro do mercado e em seu entorno situam-se inúmeros empreendimentos do comércio in­formal. A área apresenta vitalidade comercial muito forte.
Em 2015, o Sebrae mapeou 19 corredores de negócios em São Luís, localizados nas principais vias e avenidas da cidade. O estudo, que está disponível na plataforma Observatório Sebrae Maranhão, visa orientar e subsidiar com informações os empreendedores que já estão na localidade ou que queiram investir nessas áreas. O Sebrae aproveitou esses dados para também mapear os locais onde realizará o Sebrae nos bairros.
No posto avançado do Sebrae que estará montado no Grêmio Recreativo dos Subtenentes e Sargentos do 24º BC, serão realizadas as capacitações: Como Gerenciar seu Negócio com Sucesso; Palestra Crédito Orientado; Palestra Boas Práticas na Manipulação e Segurança Alimentar; Oficina de Pães Artesanais; Palestra: MEI; Boas Práticas em Salão de Beleza; Oficina Como Fazer uma Vitrine Simples e Bonita e Oficina A Internet como Ferramenta de Negócios, além de atendimento empresarial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.