Artigo

A mais bela equação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Um grande autor inglês ao ser perguntado em uma palestra sobre como escrever um romance, respondeu, com um leve tom de ironia: “É simples, primeiro você põe uma letra maiúscula e no final um ponto. No meio você coloca a ideia”.

Como a resolução de um grande problema subentende uma ideia e um exercício para desenvolver a equação que o soluciona, tenho a impressão de que o mesmo autor se perguntado sobre como chegar ao enunciado de uma brilhante fórmula, talvez respondesse com o mesmo leve tom irônico: “É simples, primeiro você coloca um número, no meio um sinal de igualdade, e antes e depois do sinal de igualdade você coloca uma ideia.”

Porque assim como poemas e romances podem chegar à plenitude da beleza pelas ideias projetadas e contidas nas frases que as expressam também as equações matemáticas chegam ao equivalente deslumbramento através de signos numéricos com a única diferença de que a aferição dessa beleza geralmente não está ao alcance de alguém sem algum conhecimento prévio da matéria.

Por isso, ao me deparar em uma revista científica com o resultado de uma pesquisa com estudiosos sobre as mais belas equações, no total de 11, me surpreendi com a relativa simplicidade de pelo menos duas delas, ombreando com outras famosas e geniais sobre temas complexos para leigos como a da Relatividade Geral, da Relatividade Especial ou a Equação de Euler. A primeira, a do teorema de Pitágoras, é velha conhecida dos bancos escolares e, embora de importância abissal para os estudos matemáticos , é compreendida facilmente por qualquer estudante do curso elementar. A outra, que eu não conhecia, é a que se anuncia abaixo:

1 = 9,9999999999999999999999...

Que, de saída, se antecipando ao conteúdo que encerra, tem um visual fascinante pelo mistério e inquietude peculiar às dízimas periódicas: um número que estranhamente nunca resolve parar, em sua sina de propagação obsessiva. No caso da equação citada, ao ser colocada a unidade, no patamar do infinito nos lados opostos de uma equação, evocando o começo e o fim, o todo e o nada, essa expressão sugere uma religiosidade numérica que alcança um tom inalcançável por qualquer poesia. Esta é a equação favorita do matemático Steven Strogatz que sobre ela diz: “O lado esquerdo representa o início da matemática, o lado direito representa os mistérios do infinito. Muitas pessoas não acreditam que isso possa ser verdadeiro, mas é.”

A menção ao infinito me fez lembrar o livro Cidade Aritmética (um livro de poemas com temas matemáticos, edição da FUNC de 1996). Neste busquei estabelecer, numa singela tentativa, a conexão acima expressa e que imagino existir entre matemática e poesia , letras e números, transcendência e realidade, que trata, também, do infinito e de sua ambiguidade, sutilmente capturada na fórmula acima.

Os versos do poema dizem: O infinito na matemática/mal consegue disfarçar sua sina de impostor/ Sua mãos, úmidas de estrelas/ ao cravar-se nas fórmulas/ da essência dos signos se apropria/ e reluz a insana farsa/ de caber-se no tempo sendo eterno/ na fração sendo infinito/ pela soberba talvez de sendo tudo/ imaginar que só lhe basta/ vestir-se do avesso pra ser nada.


José Ewerton Neto

Autor de O entrevistador de lendas

E-mail: ewerton.neto@hotmail.com


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.