Presidência

PSTU lança hoje pré-candidatura de Vera Lúcia à presidência em São Luís

Pré-candidata afirmou a O Estado que a sigla tem convocado a classe trabalhadora para uma revolução social no país

Ronaldo Rocha / O Estado do MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Vera Lúcia visitou a redação de O Estado do Maranhão
Vera Lúcia visitou a redação de O Estado do Maranhão (Vera Lúcia PSTU)

SÃO LUÍS - A pré-candidata a Presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia Salgado, fará o lançamento hoje de sua pré-candidatura em São Luís, em ato que será realizado no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A militante e ativista social, que também é operária, visitou ontem a redação de O Estado e falou sobre o projeto do partido para o Brasil e para o Maranhão. Ela fez uma análise sobre a atual conjuntura política e social do país, discutiu o sistema eleitoral e apresentou como solução a nação, uma revolução que atenda às necessidades da classe trabalhadora, dos negros e indígenas, das mulheres e da população carente.

“Nós defendemos e propomos um programa que atenda realmente as reais necessidades de nossas classes, e que corresponde, por exemplo, sobre questões básicas, como saúde, educação, transporte público, moradia e emprego”, disse.

Ela afirmou que para alcançar esse cenário é preciso medidas sejam adotadas. “A reestatização das empresas que já foram privatizadas, a nacionalização dos bancos no pagamento da dívida pública, o fim das multinacionais que estão instaladas no país e que entram aqui inclusive com incentivos fiscais e a reforma agrária. Ou seja, todas as medidas que são necessárias para resolver o problema, tanto da classe trabalhadora, quanto dos trabalhadores rurais, quilombolas, ribeirinhos e os índios”, completou.

Vera Lúcia afirmou que o partido tem apresentado como proposta à população, uma mobilização nacional, em formato de manifesto.

“Estamos apresentando um manifesto que é chamado de ‘rebelião da classe trabalhadora’, porque nós entendemos que as eleições já são cartas marcadas, vão favorecer os grandes partidos, as grandes alianças, as candidaturas que são financiadas por milionários. Ou seja, quem define mesmo é quem tem poder, é quem manda nas eleições, quem manda no Congresso Nacional, é quem manda no Governo e na Justiça”, enfatizou.

Crítica

A pré-candidata também criticou a falta de espaços do partido no tempo de rádio e televisão no Programa Eleitoral Gratuito.

“Enquanto alguns partidos dispõem de 8 minutos, por exemplo, nós teremos apenas 6 segundos para nos apresentarmos à sociedade. Ou seja, é impossível apresentar um programa como esse em apenas 6 segundos. As eleições são um espaço extremamente antidemocrático. A porta da nossa campanha será as redes sociais e o manifesto, percorrendo o país”, finalizou.

Além de Vera Lúcia à presidência da República, o PSTU também lançará as pré-candidaturas, no ato de hoje, de Hertz Dias, a vice-presidente da República; Ramon Zapata, ao Governo do Maranhão, além de Saulo Arcangeli e Preta Lu, ao Senado da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.