Combates

Número de deslocados no sul da Síria sobe para 270 mil, diz ONU

Intensificação dos bombardeios levou a população a buscar abrigo na fronteira com Israel e com a Jordânia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÍRIA - O número de moradores do sudoeste da Síria forçados a fugir de casa devido à escalada de duas semanas nos combates subiu para 270 mil, disse o porta-voz de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) na Jordânia.

Na semana passada a ONU informou que 160 mil pessoas foram deslocadas ao fugir dos bombardeios pesados e que a maioria se abrigou em vilarejos e áreas próximas das fronteiras israelense e jordaniana.

"Nossa atualização mais recente mostra que a cifra de deslocados no sul da Síria ultrapassou 270 mil pessoas", disse Mohammad Hawari, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) na Jordânia, à Reuters.

A ONU alertou para uma catástrofe humanitária no sudoeste causada pelos confrontos que irromperam depois de uma ofensiva do Exército apoiada pela Rússia para recapturar o sul sírio controlado pelos rebeldes.

A Jordânia, que recebeu mais de meio milhão de sírios deslocados desde o início da guerra, e Israel disseram que não abrirão suas fronteiras a refugiados.

Depois de uma reunião com autoridades da ONU, o ministro de Relações Exteriores jordaniano, Ayman Safadi, disse aos repórteres nesta segunda-feira que as remessas de ajuda estão esperando autorizações para serem enviadas à Síria pela divisa de seu país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.