Cinema

De volta aos filmes dos anos 1980

Cine Praia Grande exibe filmes que marcaram essa década durante mostra em andamento até amanhã; hoje, serão exibidos A Garota de Rosa Shocking” e “Faça a Coisa Certa”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
"A Garota de Rsa Shocking" será exibido às 16h

SÃO LUÍS- As férias de julho já começaram e na tela do Cine Praia Grande (Centro Histórico), um dos atrativos é a “Mostra Anos ‘80”, com a exibição de filmes que marcaram o imaginário popular cinematográfico naquela década. Com curadoria de Francisco Flávio Farias, a mostra começou no dia 29 de junho, com “Gremlins 2” e “Highlander – O Guerreiro Imortal”.

Ontem, foi a vez de “Um Lobisomem Americano em Londres”, de John Landis, e “Videodrome”, de David Cronerberg. A mostra prossegue hoje, com “A Garota de Rosa Shocking”, de Howard Deutch, às 16h, e “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee, às 18h. Amanhã, tem “Predador”, de John McTiernan, às 16h. Todos os filmes são exibidos em cópias legendadas.

O primeiro a ser exibido hoje, “A Garota de Rosa Shocking”, conta a história de uma jovem de classe baixa, estudante da escola de Chicago, que costuma sair com sua antiga chefe e seu colega Duckie. Quando um dos estudantes mais ricos e populares da escola, Blane, convida Andie para sair, ela não acredita. Os dois iniciam um romance reprovado até por seus melhores amigos e enfrentam as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais.

"Faça a coisa certa" de Spike Lee será exibido hoje

Polêmica
“Faça a Coisa Certa”, por sua vez, conta a história de Salvatore “Sal” Fragione, um dono de uma pizzaria italiana no Brooklyn que tem uma parede cheia de nomes de artistas famosos. Um dos moradores do bairro, Buggin’ Out, fica indignado ao ver que, na parede, só há nomes de artistas italianos. Ele acha que um estabelecimento localizado no Brooklyn deveria ter o nome de atores afrodescendentes, mas Sal não concorda. A parede se torna, então, motivo de ódio para Buggin’Out e outros moradores do bairro. O filme foi lançado em 1989 e é dirigido pelo cineasta Spike Lee e mostra as tensões raciais norte-americanas e é considerado um clássico no cinema.

Amanhã, o público que for ao Cine Praia Grande poderá rever “Predador”, filme de 1987, com grande bilheteria. A obra aborda a história de Dutch, contratado pelo governo dos Estados Unidos para resgatar políticos presos na Guatemala. Mas, quando ele e sua equipe chegam na América Central, logo percebem que há algo errado. Depois de descobrir vários cadáveres, a equipe percebe que está sendo caçada por uma criatura brutal com força sobre-humana e uma capacidade surpreendente de se camuflar.

De acordo com o diretor artístico do Cine Praia Grande, Raffaeli Petrini, o cinema sempre trabalha com programações temáticas, destacando, por exemplo, diretores específicos, movimentos, entre outros elementos. “Desta vez, nossa intenção é destacar a década de 1980 e escolhemos alguns filmes que consideramos representativos. Além disso, são obras as quais o público sempre pede”, disse o diretor.

Serviço

O quê

“Mostra Anos 80”

Quando

Até amanhã

Onde

Cine Praia Grande (Centro Histórico)

Ingressos: R$ 6,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.