Empreendendo

Como montar e administrar bares e restaurantes

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Ser empresário dono de barzinho e restaurante, tem o seu glamour, não há shopping center sem praça de alimentação, como não há cidade turística sem os bares e restaurantes, mas por detrás desse business, tem muito trabalho e renúncia.

Primeiramente, antes que esse aspirante a empresário da noite arrisque seu capital, é preciso que tenha a consciência de que a noite é de todos, mas nem todos são da noite, não há finais de semana em casa, feriados e datas comemorativas sem trabalho, é quase uma prisão de portas abertas.

Feitas essas considerações iniciais, posso afirmar, que essa atividade é muito complexa, a quantidade de casas que abrem e fecham todos os anos é imensa, isso mostra o despreparo dos empresários iniciantes com a atividade.

Não quero lhe desestimular caso esteja pensando em abrir seu bar ou restaurante, mas é muito mais fácil abrir e administrar uma loja, uma empresa prestadora de serviços, que um simples restaurante, até por que, restaurante tem na sua essência, indústria de transformação, comercio e serviços, todos dentro do mesmo negócio, o que o faz ser complexo e gerador de muitos empregos.

Depois de ler até aqui e se continua firme no propósito de empreender no ramo da gastronomia e entretenimento, vou te passar algumas dicas.

1º) Não se arrisque sem um acompanhamento de um profissional, se não conseguir um consultor específico da atividade, consiga consultores que possam te passar informações genéricas como financeiro, controles, marketing e etc.

2º) A escolha do ponto, tem que casar com estilo e público que tem como alvo. Lembrando da importância da segurança e do espaço para estacionamento, pois como dizem os americanos” no parking no business.”

3º) Os aspectos legais, contrato social, inscrições estadual e federal e os alvarás de funcionamento e sanitário, podem ser obtidos por um escritório de contabilidade.

4º) Abertura da conta bancária e negociação para recebimento de cartões, é um passo importante, aqui o empresário precisa realmente negociar, por que dependendo do seu público, as vendas através dos cartões podem chegar a 90% do seu faturamento.

5º) A escolha do nome fantasia é super importante e o registro junto ao INPI é imperativo, para salvaguardar de um problema futuro.

6º) A arquitetura, ambientação e identidade visual, devem levar em conta além da beleza, a funcionalidade, os custos e despesas, caso tenha vizinhos próximos, é preciso ter um projeto de sonorização.

7º) É ponto nevrálgico dos bares e restaurantes o tipo de serviço a ser ofertado e a escolha dos cardápios de alimentos e bebidas, pois um cardápio bem estruturado e com emoção, faz uma enorme diferença.

8º) Controles, sem eles nunca verá lucros, é preciso saber controlar desde a compra, recebimento, armazenagem, transformação, vendas e recebimento dos valores, são muitas etapas que precisam ser acompanhadas para que não haja desvios.

9º) A contratação de funcionários deve passar por critérios técnicos e de aptidões, sem um bom serviço e uma excelente cozinha a empresa está fadada ao insucesso.

10º) Treinamentos, antes de abrir para o público, todos devem passar por treinamento funcional, além de testar todos os pratos do cardápio.

Se levar à atividade como um negócio que deve gerar lucro e não como uma diversão, se cercando de bons profissionais, terá grandes chances de obter o sucesso na atividade como empresário e sucesso financeiro. Caso deseje mais informações, entre em contato comigo, terei um grande prazer em te auxiliar a montar seu bar ou restaurante de sucesso.


Moacir Sidou é:

Consultor empresarial com especialização em reestruturação de empresas e negociações de dívidas.

Autor dos livros ”Como Negociar sem Dinheiro” e “Questione a Sua Gestão e Aprenda a Crescer na Crise. ”

Coach de relacionamento empresarial. Auxilia na melhoria das relações entre sócios e familiares.

Palestrante.

Desenvolvedor dos Métodos SIG (Sistema de Impacto na Gestão) e CSP (Coach Sales Performance)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.