Festejo

Fiéis participam de festejo em homenagem à Santa Paulina

Programação dos festejos acontece desde sábado, na Paróquia Santa Paulina, no bairro Residencial Pinheiros, onde se vem trabalhando a igreja indo nas comunidades, principalmente com realização das Santas Missas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

“Agir, Testemunhar e Animar: Cristãos Leigos numa Igreja em Saída” é o tema do Festejo de Santa Paulina deste ano, comemorado em todo o Brasil. Em São luís, os fiéis participam de vasta programação, que se estenderá até o dia 9 deste mês, na Paróquia Santa Paulina, no Residencial Pinheiros. As atividades foram iniciadas no sábado, 30, com um momento devocional e bênçãos a idosos e enfermos.
“Nós buscamos nos espelhar no exemplo de vida de Santa Paulina. Nós trabalharemos vários subtemas e no dia 8, teremos uma procissão, que percorrerá as ruas do bairro, e ainda uma grande celebração eucarística e atrações culturais”, destacou o padre Valdemir Tadeu da Cunha, pároco da igreja.
O tema trabalhado este ano retrata o ano do laicato, tema celebrado pela igreja católica do Brasil em 2018, cujo lema é “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13.14). Seguindo esta linha, o cristão leigo é convidado a ser missionário na família, no trabalho e onde quer que esteja. Segundo o padre, a paróquia vem trabalhando a igreja em saída nas comunidades, principalmente com a realização das Santas Missões Populares. “Entendemos que o leigo deve assumir o protagonismo na igreja. E nós, enquanto religiosos, devemos estimular a participação e presença efetiva deles enquanto missionários de cristo”, complementou.
Para o engenheiro Marcos Vinícius Costa Nunes, presidente da Associação de Moradores do Residencial Pinheiros, a igreja é a primeira dedicada à santa no Maranhão e existe há seis anos. “Desde que passei a participar das atividades da igreja, vejo que o número de fies tem aumentado bastante, bem como o nosso trabalho junto á comunidade. Hoje, a igreja faz com que os leigos estejam mais presentes e todos aqueles que são batizados deveriam ter uma participação no processo de evangelização”, disse.
Comunidades
A Paróquia Santa Paulina é formada por cinco comunidades: Santa Paulina (Matriz - Residencial Pinheiros), Nossa Senhora da Misericórdia (Residencial Primavera), Nossa Senhora da Conceição (Ipem-Angelim), Nossa Senhora das Graças (Cantinho do Céu) e São Marcos (Farol de São Marcos – Turu).
Uma das particularidades do festejo são as bênçãos a cada dia do festejo. Serão realizadas também as bênçãos dos leigos, dos profissionais e empreendedores, das imagens e do terço, da água, do pão, dos catequistas e catequisandos, dos jovens e estudantes, das famílias e das chaves e documentos.

Mais

Sobre Santa Paulina

Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Madre Paulina era a segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer. Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos. Imigrou para o Brasil, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo (Nova Trento - SC). Em 1887, faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena, ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social.
O primeiro milagre foi registrado em Imbituba (SC), no qual foi reconhecida a cura instantânea, perfeita e duradoura de Eluíza Rosa de Souza, que possuía uma doença complexa: a morte intra-uterina do feto e sua retenção por alguns meses; extração com instrumentos e revisão do útero, seguida de grande hemorragia e choque irreversível. O caso foi discutido e, posteriormente, o Santo Padre ratificou em decreto aprovando as conclusões da Congregação para as Causas dos Santos.


Programação de hoje

Momento devocional: 19h

Missa: 19:30h

Responsáveis: PASCOM e Pastoral do Dízimo.

Condomínios: ZEUS III e BOA ESPERANÇA

BÊNÇÃO AOS PROFISSIONAIS E EMPREENDEDORES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.