Mobilidade

Manequins são obstáculos em calçadas na Rua de Santana

Vários deles ficam espalhados nas calçadas em frentes as lojas, que expões seus produtos; pedestres se arriscam e têm que caminhar pelo asfalto

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Manequins ocupam calçada na Rua de Santa
Manequins ocupam calçada na Rua de Santa (manequim / rua de santana)

SÃO LUÍS – As calçadas estreitas do centro da capital já são um empecilho para qualquer pedestre que trafegue pela área. Não bastasse essa realidade, agora obstáculos surgiram e têm feito a população se arriscar trafegando pelo asfalto, pois já não há espaço algum para locomoção da quantidade de pessoas que frequentam a Rua de Santana.

A situação tem causado estresse para a população. As ruas do centro comercial de São Luís recebem diariamente uma quantidade expressiva de pessoas. As calçadas vazias não facilitam a passagem dos pedestres, e com manequins de lojas do local – que proprietários utilizam para expor seus produtos – posicionados sobre o espaço que é exclusivo para pedestres, a passagem fica obstruída e o que resta é o correr o risco de se locomover entre os veículos.

A ocupação do espaço público no centro comercial de São Luís, feita por lojistas, descumpre regras impostas legalmente pelos órgãos competentes da capital sobre o espaço público, provocando desorganização da área. A exposição de mercadorias em locais impróprios e o aumento da área de atuação sem a necessária permissão são as principais infrações cometidas por aqueles que atuam no comércio formal.

Toda a situação acaba afetando na mobilidade do pedestre, que fica reduzida. E a situação não se limita apenas à Rua de Santana, mas várias outras ruas do Centro, com em alguns estabelecimentos na Rua Grande.


Fiscalização

É de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) fiscalizar toda atividade comercial exercida na cidade em áreas públicas e privadas e apreender mercadorias que estejam obstruindo o espaço público ou infringindo a legislação vigente.

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, informou que os lojistas já foram notificados para manterem os manequins na parte interna das lojas, e que caso os lojistas não se adequem no prazo estipulado, poderão ser multados e terem os seus produtos apreendidos, com base no artigo 87, da Lei n° 1.790/68 que dispõe da proibição de se criar qualquer obstáculo no passeio público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.