Teatro

Gestando teatro

Pequena Companhia de Teatro prepara nova montagem que deverá estrear em novembro; peça é inspirada em conto de Jorge Luís Borges

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Pequena Cia de Teatro prepara espetáculo para novembro
Pequena Cia de Teatro prepara espetáculo para novembro (Pequena cia de teatro)

SÃO LUÍS -A Pequena Companhia de Teatro se inspirou no conto “A outra morte”, de Jorge Luís Borges para criar seu mais novo espetáculo de repertório. Batizada provisoriamente de “Ensaios sobre a memória”, a peça está em processo de concepção da dramaturgia e tem previsão de estreia para o dia 22 de novembro, na sede da companhia (Praia Grande), a princípio com uma temporada de 10 apresentações.

Até então montada com recursos próprios, a peça tem texto adaptado do diretor teatral e dramaturgo Marcelo Flecha e terá no elenco Cláudio Marconcine e ainda mais um ator e uma atriz ainda não definidos. Segundo Flecha serão cinco personagens vividos pelos três atores, o que quebra a dualidade mantida pela Pequena Companhia em suas montagens. “Pela primeira vez a Pequena Companhia de Teatro prepara um espetáculo com mais de duas pessoas em cena e a ideia de convidar uma atriz e um ator para se juntar a Cláudio Marconcine no palco traz a reboque a possibilidade de pensarmos no alargamento definitivo do grupo, abrindo espaço para, quem sabe, outras pessoas se incorporarem definitivamente ao grupo”.

A ideia, com o novo espetáculo, é discutir a memória e a história. “Parto do conto de Jorge Luís Borges, de quem sou um grande admirador, para deslocar para a ficção um ser que foi torturado e entrega os amigos, passando o resto da vida tentando conviver com essa dor. O desafio é discutir a ditadura sem falar sobre ela”, adianta Marcelo Flecha.

Dramaturgia
O diretor explica que a montagem tem sua feitura dramatúrgica a partir da transposição de gêneros, sistema de adaptação literária desenvolvido pela Pequena Companhia de Teatro desde 2016 a partir de uma série de etapas como pesquisa, transporte de gênero e dramaturgias superpostas. “Agora chegamos ao momento em que o esqueleto dramatúrgico desenvolvido passa a ser oralizado, para que eu possa ajustar o texto, percebendo intenções, embocaduras e ir polindo o dito com a melhor ferramenta: a fala do ator”, relata Flecha que tem realizado leituras dramáticas atrizes e atores convidados.

O dramaturgo conta que a peça tem muito a ver com o momento atual pelo qual passa o país. “Antes de pensarmos em um novo espetáculo, sempre partimos da pergunta o que é importante discutirmos hoje? Assim, acreditamos que manter viva a memória e construí-la para os jovens é um compromisso social, de reflexão que fazemos”.

“Ensaios sobre a memória” é o quinto espetáculo de repertório da Pequena Companhia de Teatro e o sétimo feito em parceria, desta vez com a cia A Máscara de Teatro, de Mossoró (RN). Com 12 anos de fundação e a julgar pelo sucesso de espetáculos como “Velhos caem do céu como canivetes” e “Pai & Filho”, a nova produção dos maranhenses promete, e muito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.