Católicos

Devoção e fé marcam as homenagens a São Pedro

Grupos de Bumba-boi e devotos lotaram o Largo de São Pedro, no bairro Madre Deus, para celebrar o santo; procissões e missa emocionaram na sexta-feira

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
celebração foi marcada por encontro de bois no Largo de São Pedro, reverências ao santo e procissão maritima
celebração foi marcada por encontro de bois no Largo de São Pedro, reverências ao santo e procissão maritima

SÃO LUÍS - Em celebração ao Dia de São Pedro, nesta sexta-feira (29), milhares de devotos participaram da procissão marítima, realizada no Rio Anil, em São Luís. Logo após, ao som dos batuques de bumba-boi, a imagem do santo, considerado o “Patriarca do Mar”, foi levado em cortejo à capela, no bairro Madre Deus. Grupos de bumba-boi e devotos lotaram e festejaram no Largo de São Pedro.
O casal Pedro Macedo, pescador de 61 anos, e Deusamar Macedo, de 57 anos, estavam presentes no largo para festejar mais um ano de comemoração ao santo que eles tanto confiam. “Todos os anos venho aqui para comemorar o dia de São Pedro. Deus deixou uma missão muito importante para ele e, por isso, merece ser homenageado. Só deixo de vir aqui, no dia em que morrer”, disse Pedro Macedo. “São Pedro nos protege, ao lado de Deus. É um santo que respeito muito”, declarou Deusamar Macedo.


Quando a imagem do santo chegou e foi erguida na capela, muitos devotos acendiam velas e rezavam às margens do andor, em forma de barco. Componentes de grupos de bumba-boi faziam reverência ao santo, agradeciam, pagavam promessas e entoavam canções.
A atendente Naiulma dos Santos, de 45 anos, levou o filho Artur para homenagear o santo que, para ela, é um dos maiores ícones católicos e protetores da humanidade. “Todos os anos estou aqui. Deus deu a ele as chaves do céu. É o líder”, ressaltou Naiulma Santos, enquanto o filho fazia foto da imagem do santo.

Devoção
Componente do Boi Riso da Mocidade, da cidade de Timon, a coordenadora pedagógica Francilene Nascimento falou a O Estado sobre a importância de São Pedro para o grupo de bumba-boi. “É uma satisfação estar mais um ano aqui neste ambiente homenageando o padroeiro do nosso grupo, São Pedro. É o nosso protetor durante toda a caminhada. Nos preparamos o ano todo para reverenciá-lo, com muito amor”, relatou Nascimento.
A índia do Boi Riso da Mocidade, Maria Laura Nascimento, de 24 anos, também reverenciou o santo. “Estou muito feliz e alegre de está homenageando mais uma vez São Pedro. Ele nos protege, ao lado de Deus, e merece a nossa homenagem. Um santo forte e destemido, que tanto temos fé”, externou.

História de São Pedro:

São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel.

Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: Você será pescador de homens. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.

Por pregar o Evangelho destemidamente, São Pedro foi preso diversas vezes. Uma vez, em Jerusalém, um anjo de Deus o libertou da prisão passando por vários guardas. Depois de evangelizar e animar a Igreja em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições. Assim, os romanos descobriram seu paradeiro, prenderam-no e condenaram-no à morte de cruz por ser o líder da Igreja de Jesus Cristo. No derradeiro momento, São Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre. Seu pedido foi atendido e ele foi morto na região onde hoje é o Vaticano. Seus restos mortais estão no altar da Igreja de São Pedro em Roma. A festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho.

Fonte: cruzterrasanta.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.