Festejo

São Pedro celebrado hoje em procissões marítima e terrestre

Cortejo pelo mar está marcado para as 6h30 desta sexta-feira (29); às 17h, ocorrerá a procissão pelas ruas da Madre Deus, que abriga capela do santo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Imagem de São Pedro, que será homenageado em missas e procissões
Imagem de São Pedro, que será homenageado em missas e procissões (são pedro / imagem do santo)

SÃO LUÍS - Como já é tradição, depois de ser alvo de homenagens de grupos de bumba meu boi durante toda a madrugada, São Pedro será reverenciado na procissão marítima nesta sexta-feira (29), dia dedicado ao santo, às 6h30 (dependendo da maré), do Cais da Praia Grande. O cortejo deverá contar com centenas de embarcações e com a fiscalização da Capitania dos Portos do Maranhão.
Após uma hora de percurso, retorna ao mesmo cais, de onde sairá em procissão terrestre para a Capela de São Pedro (situada em frente à rotatória que dá acesso ao Bacanga). Durante a procissão marítima, membros da Capitania dos Portos farão a escolta das embarcações. O objetivo é evitar ocorrências graves. Depois do rito, imagem de São Pedro ficará exposta em novo altar feito especialmente para a programação católica. Às 17h desta sexta-feira (29), ocorrerá a procissão por ruas da Madre Deus com o andor com a imagem de São Pedro. Após a procissão, a imagem retornará até o largo, onde será celebrada missa campal.
A capela de São Pedro foi decorada para receber, desde a noite de ontem os representantes dos grupos de bumba meu boi de todos os sotaques que, tradicionalmente, promovem um encontro para render homenagens ao santo e receber as bênçãos, um rito acompanhado por milhares de pessoas.
As manifestações também se reunirão no tradicional encontro de São Marçal, no João Paulo (que acontecerá amanhã). Segundo Paulo Victor Silva, coordenador da Paróquia de São Pedro, a celebração atrai grande público. “Mais uma vez, como é tradicional neste momento para a cidade, deveremos contar com grande presença de pessoas, que farão suas homenagens a um dos santos mais populares da Igreja”, disse.

Trânsito
Para orientar e disciplinar o trânsito nas festividades de São Pedro (29) e São Marçal (30), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), intensificará as fiscalizações e fará disciplinamento e intervenções nas imediações dos locais onde ocorrem os festejos. Na Madre Deus, onde se localiza a Capela de São Pedro, será feito disciplinamento, e no João Paulo, palco da festa de São Marçal, serão feitas interdições que visam garantir maior fluidez ao trânsito e segurança ao público.
Na noite desta sexta-feira (29), devido às festividades de São Marçal, no bairro João Paulo, além do disciplinamento do trânsito feito pelas equipes de fiscalização da SMTT, haverá três pontos de interdição: Avenida São Marçal, próximo à Feira do João Paulo; Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Curso Wellington; e Avenida Kennedy, próximo ao Colégio Gonçalves Dias. As interdições ocorrerão às 22h de sexta-feira (29) e seguem no sábado (30), até terminar as festividades. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.