eleições 2018

PRE analisa apoio de prefeito a Flávio Dino, condicionado a obras do Governo em município

Órgão se manifestou sobre o caso por meio da assessoria, após o prefeito admitir articulação para as eleições 2018 em troca de atuação do Executivo Estadual em vídeo

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Fábio Gentil é prefeito do município de Caxias
Fábio Gentil é prefeito do município de Caxias (Fábio Gentil)

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão afirmou a O Estado, por meio da assessoria de imprensa, que estuda o caso em que o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), admite ter trocado o apoio à reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB), por obras do Executivo Estadual no município.

A declaração do prefeito foi gravada em vídeo no início da semana, logo após a reunião com o governador Flávio Dino nas dependências do Palácio dos Leões – ao lado de vereadores do município -, e repercutiu no meio político. No depoimento, ele deixou claro que dedicaria apoio político ao comunista como consequência do “trabalho” do Governo em Caxias.

“Viemos aqui em São Luís, juntamente com a Câmara de Vereadores para que pudéssemos selar o nosso compromisso junto ao Governo do Estado do Maranhão e ao governador Flávio Dino. Saímos daqui convictos de que o governador irá trabalhar muito mais do que tem trabalhado no município e, consequentemente, terá o nosso apoio político, no que for possível, em relação às eleições de 2018”, admitiu o prefeito.

Diante da declaração do prefeito – que até o início da semana atuava no campo de oposição a Dino -, a Procuradoria Regional Eleitoral assegurou que analisará o caso. Isso porque há possibilidade de configurar-se o uso da máquina em benefício eleitoral ao comunista, abuso de poder e ato de improbidade administrativa.

“A questão está sendo avaliada, já que a PRE só tomou conhecimento desse fato agora”, garantiu o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa.

Liberação de recursos – Na edição de ontem, O Estado revelou que dois dias depois do acerto eleitoral entre o prefeito de Caxias, vereadores e o governador Flávio Dino para as eleições 2018, o Executivo Estadual liberou recursos que estavam anteriormente suspensos.

Ao todo, segundo o Portal de Transparência, o Fundo Municipal de Caxias recebeu R$ 7 milhões, que equivalem a duas parcelas de um convênio firmado em 2017, mas que estava suspenso desde março desse ano.

A garantia de recursos, somente dois dias depois do acerto eleitoral, é a confirmação na prática do que admitiu em vídeo o prefeito de Caxias: de que o apoio estaria condicionado à atuação do Governo do Estado na cidade.

Em 2017 e no início deste ano, o prefeito Fábio Gentil já havia procurado a imprensa para denunciar o corte de convênios, sobretudo na Saúde, do Governo do Estado em Caxias. Ele também chegou a cobrar obras de infraestrutura, a exemplo do Mais Asfalto, na cidade.

No período turbulento, o Palácio dos Leões negou que havia cortado recursos.

Saiba Mais

OUTRO LADO

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado para obter um posicionamento sobre as circunstâncias em que se deu o apoio do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, à reeleição do governador Flávio Dino. Até o fechamento desta edição, contudo, não houve respostas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.