Mais um crime?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O vídeo em que o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), anunciou seu apoio à reeleição do governador Flávio Dino gerou uma forte polêmica. Ao confirmar a aliança, o chefe do Executivo municipal caxiense declarou que, com a decisão do governador de “trabalhar muito mais do que tem trabalho pelo município”, ele terá “apoio político naquilo que for possível em relação às eleições de 2018”.
“Saímos daqui convictos mais além ainda de que o governador irá trabalhar muito mais do que tem trabalhado pelo município e consequentemente tem nosso apoio junto a sua estrutura do Governo do Estado do Maranhão e nosso apoio político naquilo que for possível em relação às eleições de 2018”, disse Gentil.
O questionamento que se faz, então, é: seria essa declaração uma confissão de que o apoio de Fábio Gentil ao governo foi uma troca por obras e ações do governo em Caxias?
Flávio Dino sempre foi aliado da família do ex-deputado Humberto Coutinho (PDT) em Caxias. Mas, após a morte deste, passou a cortejar o prefeito Fábio Gentil, que se elegeu na oposição aos Coutinho.
O vídeo do prefeito será analisado em conjunto com outras questões envolvendo o apoio a Flávio Dino, que podem caracterizar mais um crime eleitoral cometido pelo comunista, já investigado em várias frentes.
O Ministério Público Eleitoral já está de posse de documentos que comprovam o suposto aliciamento do prefeito. E pode dar mais dor de cabeça ao governador.

Recorrentes
A troca de ações do governo por apoio eleitoral nos municípios tem sido a tônica do governo Flávio Dino neste período da pré-campanha.
O aliciamento está sendo analisado pelos órgãos de fiscalização da Justiça Eleitoral e devem virar ações em breve.
Independentemente do resultado das eleições de outubro, Dino pode deixar o pleito com o maior número de denúncias de crime eleitoral já registrado no Maranhão.

Aliciamento
O estímulo à criação de grêmios estudantis nas escolas estaduais também pode ser caracterizado como aliciamento eleitoral.
Dino já até reuniu esses grêmios em encontro em São Luís, com todas as despesas pagas pelo governo.
Nos encontros, agentes do PCdoB são escalados para fazer a doutrinação dos estudantes.

Importados
Uma das articulações do PCdoB é a importação de jovens estudantes vinculados ao partido em todos os estados brasileiros.
Na eleição de 2014, o comunista trouxe um grupo desses estudantes para se passar por maranhenses em comícios contra a então governadora Roseana Sarney.
Este ano, jovens comunistas também já estariam tentando aliciar estudantes no Cintra e no Liceu Maranhense.

Contratos
Dois dos “líderes estudantis” importados em 2014 são, hoje, pontas de lança de peso do governo comunista.
Eles estão alojados no próprio governo, com cargos de segundo escalão, ou criaram empresas para fechar contrato com o governo ou seus agentes.
Uma dessas empresas, por exemplo, hoje tem contratos com a Assembleia Legislativa e com a Prefeitura de São Luís.

Número 2
O deputado Alexandre Almeida (PSDB) tem buscado apoio de prefeitos que já tenham se definido por um dos candidatos a senador.
Ele quer ser a opção de segundo voto desses prefeitos e tem conseguido declarações até de gestores da base do governo.
Como são dois votos para senador nas eleições de outubro, o parlamentar aposta que, sendo a segunda opção, garantirá a vaga.

Candidato?
Fora do debate sobre o Governo do Estado, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) tem participado, mesmo assim, de eventos e aliados no interior.
E fala na condição de pré-candidato a governador, mesmo não se definindo ainda.
Candidatos a deputado estadual e federal pelo seu partido o chamam frequentemente para participar de atos políticos em suas bases.

DE OLHO
R$ 12 milhões Foi quanto já recebeu do governo Flávio Dino a Nucleo Arquitetura e Eventos, que trabalhou na campanha comunista de 2014.

E MAIS

• Ex-partido da ex-prefeita Maura Jorge, o Podemos poderá deixar a aliança com a candidata do PSL para garantir a viabilização de seus candidatos proporcionais.

• O PSC e a Rede Sustentabilidade ainda mantêm diálogo aberto com o deputado Eduardo Braide para uma eventual aliança em outubro.

• O deputado César Pires demonstra forte otimismo na vitória da ex-governadora Roseana Sarney em outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.