Editorial

A cultura popular

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Em março deste ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional no Maranhão (Iphan-MA) lançou uma importante campanha para incentivar as tradições da cultura popular maranhense. Intitulada “O ano dos Bois de Costa de Mão”, a campanha constitui-se numa ação para trabalhar na salvaguarda dos grupos de bumba meu boi que preservam este sotaque nos municípios de São Luís, Cururupu, Bacuri e Serrano do Maranhão.

Originários da região do Litoral Ocidental Maranhense, os bois de Costa de Mão são conhecidos pelo ritmo cadente, pela riqueza do bordado e pelo toque do pandeiro percutido com o dorso da mão, os grupos são presentes principalmente nos municípios de Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e São Luís.

Mesmo com uma importância singular na representação da cultura maranhense, o sotaque pode desaparecer por falta de incentivo. Segundo o Iphan-MA, o processo de extinção é preocupante, de 2001 a 2017, foram catalogados 18 grupos do sotaque, seis seguem em atividade, porém, apenas quatro fizeram apresentações públicas no ano passado. Os representantes dos grupos alegam que alguns fatores interferem na preservação, como a falta de recursos matérias, financeiros e humanos, desinteresse dos jovens em preservar a tradição, além da falta de apoio dos órgãos públicos.

Para impedir que isso ocorra, o Instituto criou no ano passado uma comissão com representantes do Iphan-MA, Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo, Secretaria Municipal de Cultura de São Luís, da Comissão Maranhense de Folclore e de grupos de bumba meu boi de Costa de Mão e elaborou um documento com propostas de apoio como oficinas de divulgação dos bois de costa, projetos de educação patrimonial em escolas, realização de concursos e festivais de bois de costa de mão, premiação de mestres, encontros de Bois do sotaque na região de origem, com a participação dos grupos dos municípios de Cururupu, Serrano do Maranhão e Bacuri, exposições, pesquisas, registro da memória dos mestres do sotaque de costa de mão, levantamento de cantadores e artesãos dos Bois de Costa de mão e divulgação.

Sendo uma das bases do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi, registrado pelo Iphan em 2001 como Patrimônio Cultural do Brasil, a extinção do sotaque Costa de Mão da tradição do bumba meu boi significa uma perda significativa para a manifestação, considerada uma das principais representações da tradição popular do nosso estado e também o carro-chefe das atrações do São João maranhense.

Portanto, chega a ser contraditório que em um estado, cujo período junino é considerado um dos mais importantes para aquecer o turismo, as manifestações culturais não sejam valorizadas em todas as suas nuances e complexidades. É importante que os órgãos públicos tenham um olhar mais atencioso para as tradições culturais, sem esquecer para incentivar o turismo com as riquezas culturais é imprescindível que a memória da tradição popular seja preservada de forma permanente, sem que seja necessária a criação de campanhas para lembrar questões óbvias como a preservação da cultura de um povo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.