Relações diplomáticas

Trump e Putin farão cúpula em um terceiro país, diz Kremlin

Segundo fonte da CNN, Helsinque, na Finlândia, é forte candidata a sediar a reunião;As relações entre Washington e Moscou chegaram ao seu pior ponto desde a Guerra Fria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Vladimir Putin e Donald Trump conversaram durante a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico
Vladimir Putin e Donald Trump conversaram durante a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Vladimir Putin e Donald Trump conversaram durante a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico)

MOSCOU - O presidente americano Donald Trump e seu colega russo Vladimir Putin vão se reunir em um país terceiro, em data ainda a ser anunciada, anunciou o Kremlin ontem.

"O que posso dizer é que chegamos a um acordo para realizar uma cúpula. Já acordamos a data e o local, que anunciaremos com nossos colegas amanhã", informou o assessor presidencial russo Yuri Ushakov, que se limitou a afirmar que o encontro acontecerá em um "país terceiro".

A rede CNN ouviu de uma fonte no governo americano que a cidade de Helsinque, na Finlândia, é forte candidata a sediar a reunião.

John Bolton, assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, disse que os líderes acreditam que a cúpula irá melhorar a relação entre os dois países. Bolton afirmou que a suposta interferência da Rússia nas últimas eleições presidenciais americanas estará entre os assuntos discutidos e não descartou a possibilidade de que os líderes abordem a possível volta da Rússia ao grupo do G7, como defendeu Trump no início do mês.

Assessor americano

Bolton se reuniu com autoridades russas em Moscou nesta quarta antes de se encontrar com o presidente Vladimir Putin, como parte dos esforços para preparar o terreno para a cúpula.

A agência de notícias russa Tass relatou que Bolton debateu uma possível cooperação entre os Conselhos de Segurança dos dois países com Yuri Averyanov, primeiro-vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia.

Mais tarde Bolton, que ainda em 2017 acusou Putin no jornal britânico "Daily Telegraph" de "mentir graças ao melhor treinamento do KGB", iniciou conversas com o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, antes de sua reunião planejada com Putin.

Em março, Trump parabenizou Putin por telefone por sua reeleição com grande vantagem, e disse que os dois se encontrarão em breve -- mas desde então os russos se queixam da dificuldade de agendar um encontro.

Relações abaladas

As relações entre Washington e Moscou chegaram ao seu pior ponto desde a Guerra Fria. As duas nações discordam a respeito da Síria, da Ucrânia, das alegações de interferência russa na eleição presidencial norte-americana de 2016 e das acusações de que Moscou esteve por trás do envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido em março.

Por isso, as expectativas do desfecho de qualquer cúpula Putin-Trump são baixas, embora Trump tenha dito antes de ser eleito que queria melhorar os laços bilaterais.

Um procurador-especial dos EUA indiciou empresas e indivíduos russos por interferirem na eleição presidencial para beneficiar Trump e está investigando se alguém da campanha de Trump auxiliou o esforço russo. Trump nega qualquer irregularidade e classifica a investigação como uma "caça às bruxas".

O Kremlin disse nesta quarta-feira que Putin e Bolton debateriam o que descreveu como "o estado ruim" das relações EUA-Rússia.

A cúpula, se acontecer, deve ser realizada em meados de julho, depois que Trump participar de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas e visitar o Reino Unido. Uma autoridade norte-americana de alto escalão disse na terça-feira que Helsinque, capital da Finlândia, está sendo cogitada como cenário do encontro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.