Celebração

Terreiro de Mina Fé em Deus faz 50 anos com exibição de doc

Longa-metragem “Quem toma conta dá conta”, de Denis Carlos, terá sessão gratuita às 18h30 no CIne Praia Grande nesta quinta, 28

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
(documentário toma conta)

SÃO LUÍS - Em 2018, o Terreiro de Mina Fé em Deus, de mãe Elzita, completa 50 anos de existência. Para marcar a data, será exibido nesta quinta-feira, 28, o documentário longa-metragem “Quem toma conta dá conta”, de Denis Carlos. A sessão, gratuita, será às 18h30 e logo após, haverá um debate com as cineastas Rose Panet e Nayra Albuquerque.

O filme é sobre o boi de encantado daquele terreiro e foi realizado entre os anos de 2003 a 2011. Com duas horas e sete minutos de duração, o documentário traz um pouco do cotidiano do Terreiro de Mina Fé em Deus, localizado no Sacavém e comandado pela mãe de santo Elzita.

O longa estabelece marcos históricos da mãe de santo e sua relação com as entidades Caboclo Velho e Surrupirinha, donas dos bois do terreiro feitos, respectivamente, em louvor a São João e São Pedro. Os bois tradicionalmente se apresentam no terreiro nos meses de maio, junho e julho.

Para gravar o documentário, as imagens, captadas por meio de máquinas fotográficas e filmadoras, foi dividido em capítulos que abordam desde o primeiro transe da mãe de santo, até o surgimento dos bois de terreiro daquela casa. A iniciativa conta com o apoio do Cine Praia Grande e a realização é da Resíduo Filmes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.