Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
REENCONTRO de amigos de mais de quatro décadas em congresso recente em Porto Alegre: os médicos gaúchos Totonho Messias, Raul Hartke e Aldo Luiz com a maranhense Lisieux Campos, de cuja convivência este Repórter também participou nos anos 1970
REENCONTRO de amigos de mais de quatro décadas em congresso recente em Porto Alegre: os médicos gaúchos Totonho Messias, Raul Hartke e Aldo Luiz com a maranhense Lisieux Campos, de cuja convivência este Repórter também participou nos anos 1970
Rose Brunet Medeiros e o marido Eli Medeiros comemoraram o aniversário dela com Solfière Alavá e Rosário Buenos Aires em jantar no elegante restaurante Casa El Enemigo, em Mendoza, a famosa província vinícola argentina. Na mesa, com os dois casais, Alejandro Vigil, enólogo que comanda a Casa
Rose Brunet Medeiros e o marido Eli Medeiros comemoraram o aniversário dela com Solfière Alavá e Rosário Buenos Aires em jantar no elegante restaurante Casa El Enemigo, em Mendoza, a famosa província vinícola argentina. Na mesa, com os dois casais, Alejandro Vigil, enólogo que comanda a Casa

Em outra Copa: 1958
Brasil e Suécia, os finalistas da Copa de 1958, usavam camisetas amarelas quase idênticas. Um sorteio foi realizado dias antes da partida para decidir quem teria o direito de se apresentar com o uniforme original. O time da casa venceu. Restou ao Brasil usar o fardamento reserva - só que não havia fardamento reserva algum.
Os dirigentes tiveram de percorrer as lojas de Estocolmo, até que acharam um lote de camisetas azuis aceitável.
“É a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida”, anunciou o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, para animar os supersticiosos jogadores.
Números e distintivos foram costurados à mão no fardamento improvisado - em alguns casos, pelos próprios jogadores. Com a vitória de 5 a 2 sobre os suecos e o primeiro título Mundial, só havia uma coisa a fazer: a camisa azul foi sacramentada como segundo uniforme da Seleção.

Noites Brancas
Maranhenses que estão em Moscou ficaram intrigados e encantados com um fenômeno que acontece no centro da cidade. Lá, há uma rua que é chamada de Rua Iluminada e é onde está fincado o epicentro da festa da Copa da Rússia.
Nos fins de semana, a rua fica tomada de jovens. É difícil caminhar. Em um ponto, há um aglomerado que pula ao som da batucada brasileira, mais adiante um sujeito toca um grande violoncelo, emocionando casais de namorados, e, na esquina, um russo melenudo estraçalha ferozmente uma guitarra elétrica. Todos dançam e riem e bebem e a festa se prolonga até o amanhecer, porque, nesta época do ano, ocorre o fenômeno das Noites Brancas.
No verão, o sol nunca se deita por completo. Fica espreitando a Rússia da linha do horizonte, tornando o dia longo e a noite clara. Noite, de verdade, a noite preta, essa não acontece. Por volta de 1h, o céu está como no fim do entardecer e logo às três o sol já se levanta de novo, cheio de força.

Noites Brancas 2
Quem prestou bem atenção no jogo do Brasil contra a Sérvia, ontem, em Moscou, observou: a bola começou a rolar às 21h, quando era para estar escuro, mas, se quisessem, nem precisavam acender os refletores.
Quando mais jovem li o livro Noites Brancas, de Dostoiévski. Durante três noites de verão, o protagonista caminha a esmo pelas ruas de São Petersburgo. Então, vê uma moça que chora. Ela é linda e o coração dele fica apertado só de admirá-la. E ele se aproxima. E tudo acontece.
Tanto o romance do personagem de Dostoiévski quanto a festa dos jovens da Copa são favorecidos pelas Noites Brancas.
Uma noite sem fim pode se tornar muitos começos.

Vermelho de sangue
Nunca a cor vermelha combinou tanto com o azul e branco dos argentinos.
O autor do segundo gol contra a Nigéria, gerado aos 40 minutos do segundo tempo, quando a tragédia circulava como um fantasma, nasceu do pé direito do canhoto Rojo, que significa vermelho em espanhol.
O Estádio de São Petersburgo, com 64.468 espectadores, transformou-se em uma Bombonera russa. Maioria, o fã argentino cantava em pé. Maradona atuava desde os camarotes como se estrelasse uma ópera bufa. Revirava os olhos, sentava e levantava, gesticulava febrilmente e fazia gestos obscenos. Abraçava e beijava os vizinhos
de assento.

São João da Thay
O portal Imirante.com firmou uma parceria para a realização do evento São João da Thay, que acontece hoje, às 18h, no Multicenter Sebrae. E vai transmitir todo o evento, ao vivo, a partir das 18h30.
Para a estrutura de transmissão, foi montado um estúdio com acesso privilegiado ao camarote, onde ficarão todas as celebridades convidadas
para o evento.
O imirante.com terá acesso aos bastidores e mostrará toda animação dessa festa que já entrou para o calendário da cultura maranhense.

Figuras do Álbum da Copa
A Panini, editora do álbum da Copa, já está enviando às bancas um lote com cem novas figurinhas, abrangendo 97 jogadores que não estavam na publicação original, mas foram convocados para a Rússia, além de cromos com mascote e uniformes da Seleção Brasileira. O kit, que inclui um encarte para colar as figuras, custará R$ 29,90. As novidades do Brasil são Geromel, Fred e Taison, mais Ederson, Cássio, Danilo e Fagner.

TRIVIAL VARIADO
Ícone da música popular brasileira, o cantor Fagner é a grande atração de hoje no Arraial da Maria Aragão. O artista cearense deverá presentear o público de
São Luís com sucessos como 'Borbulhas de Amor' e 'Espumas ao Vento', que fazem parte de sua coletânea de 40 anos de carreira.

Na sopa de letrinhas do panelão de 35 partidos políticos, está para surgir o PLS. Significará Partido Liberal Socialista, unindo água e azeite. Depois ficará faltando o Partido do Círculo Quadrado para completar o festival de incoerências que se desdobra no palco do Teatro Brasil.

Ronald Reagan, presidente norte-americano de 1981 a 1989, dizia que “o grande inimigo dos regimes ditatoriais não é o megaton das bombas nucleares, mas os megachips dos computadores e da televisão via satélite”. Hoje, não há quem duvide.

Ciro Gomes (PDT) pode ser falastrão, destemperado, o que for. Mas está certo ao tentar buscar apoios à esquerda e à direita a sua candidatura presidencial. Os que não fazem isto é que estão errados. Os problemas do país são tão graves que se o próximo presidente não construir uma maioria no Congresso com liberais, conservadores e esquerdistas, não governará.

Pouca gente sabe, mas a cada jogo da Copa do Mundo a CBF (assim como as outras federações) recebe uma respeitável bolada de dinheiro da Fifa para pisar em campo. O montante cresce, em escala progressiva, para as seleções que chegarem às semifinais e finais.

Um programa imperdível para este sábado, no Cine Praia Grande: o antológico filme Cantando na chuva. Musical de Stanley Donen, com Gene Kelly e Jean Hagen, dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood.

Zenira Fiquene era presença de grande charme, terça-feira, no jantar do restaurante Cabana do Sol, da Ponra do Farol, com a filha Fabíola e um trio de produtores de água mineral e refrigerantes – ela também empresária do setor.

DE RELANCE

Bebida nas ruas
Nos fins de semana, as ruas centrais de Moscou são invadidas por multidões de jovens. É gente, muita gente por toda parte, fluindo em rios pelas ruas, como se o imenso entorno da Praça Vermelha, fosse uma única Fan Fest. Para os russos, essa espécie de Carnaval é algo inédito e até surpreendente, acostumados que eles estão ao controle de uma polícia conhecida pelo seu rigor repressivo.
Na Copa, os policiais relaxaram, decerto por orientação do governo.

Bebida nas ruas 2
No assunto: a prova mais evidente disso é que, em
dias "normais", consumir bebida alcoólica nas ruas é proibidíssimo. A chance de o beberrão ser levado preso é de 100%. Agora, na Copa, não. Mulheres e homens de todas as idades são vistos caminhando com latas e garrafas de cerveja nas mãos e ninguém os incomoda. Os policiais olham e bocejam, imagino
que pensando: “Essa moleza vai acabar!...”.

Sem bola na rede
Nada mais broxante do que um 0 a 0, resultado que ocorreu ontem pela primeira vez nesta Copa, na partida entre França e Dinamarca, depois de 38 jogos. O lado bom é que, nas duas primeiras rodadas, houve gol em todas as 32 partidas. Isso havia acontecido pela última vez em 1954, na Suíça, 16 Copas e 64 anos atrás. Na ocasião, somente 16 seleções participavam, e as duas primeiras rodadas somavam apenas 16 partidas. A partir dali, sempre houve jogos com resultados em branco, em um total de 38 jogos, nas duas rodadas iniciais. O Brasil contribuiu seis vezes, contra Inglaterra (1958), Tchecoslováquia (1962), Iugoslávia (1974), Escócia (1974), Espanha (1978) e México (2014).

Juiz da Copa
Não adianta ter árbitro de vídeo e toda a tecnologia com inúmeras câmeras no estádio se o juiz de campo for ruim. Vi erros grosseiros em vários jogos da Copa pela não marcação de faltas, agressões e pênaltis pelo árbitro de campo. A falha humana existe mesmo com toda a tecnologia à disposição.

Voto no escuro
Virou moda entre os militantes das candidaturas a presidente da República dizer que os jornalistas fazem perguntas inconvenientes. Não existe pergunta ruim. Quem se dispõe a concorrer a um cargo dessa importância tem de saber que será cobrado pelo que fez no passado, confrontado por suas contradições e cobrado por propostas para o futuro. Justificar a ausência em entrevistas com o argumento de que os jornalistas fazem perguntas capciosas é defender o voto no escuro e subtrair do eleitor o direito de conhecer o que pensam os candidatos.

Voto no escuro 2
A propósito: Jair Bolsonaro (PSL), que foge das entrevistas porque seus conselheiros acham que os jornalistas têm má vontade com ele, precisa responder pelas posições racistas, pela apologia do estupro (quando disse que a deputada Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque é muito feia) e pela defesa da tortura. Tem de ser questionado, sim, sobre a viabilidade de suas propostas de governo e sobre a omissão em temas relevantes.

Pouco adiantou
A Lei de Improbidade Administrativa foi assinada em junho de 1992 e parece que passou a habitar uma gaveta. O texto dispõe sobre “sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta e indireta”.

Pouco adiantou 2
Se a Lei de Improbidade Administrativa fosse mais conhecida, os cofres públicos não sofreriam assaltos tão intensamente. Difundir sua existência, desde as escolas de ensino médio, é uma iniciativa indispensável que levará ao aumento da fiscalização da população, que sustenta tudo.

Para escrever na pedra:
“Viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as ideias limitadas; só por isso, muitas pessoas precisam muito viajar.” Dizia o escritor Mark Twain.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.