São João

Fagner faz show na praça

Cantor e compositor cearense se apresenta nesta quinta, às 22h, na Praça Maria Aragão; evento é gratuito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Fagner faz show nesta quinta-feira na Praça Maria Aragão
Fagner faz show nesta quinta-feira na Praça Maria Aragão (Fagner)

SÃO LUÍS- O cantor cearense Fagner é atração hoje na programação do Arraial da Maria Aragão. Antes de Fagner, a partir das 19h, apresentam-se no espaço o Grupo de Dança Lelê de São Simão, seguido pelo Bumba meu boi de Guimarães e Bumba meu boi Encanto da Ilha.

Fagner se apresenta a partir das 22h e deverá cantar grandes sucessos da carreira e, logo após o show, a festa continua com o Bumba Meu Boi Itapera do Maracanã, representando o sotaque de matraca. O Boi de orquestra Meu Tamarineiro é a penúltima atração da noite que será encerrada com a batida envolvente do sotaque da baixada do Bumba Meu Boi de Apolônio.

Nascido em Orós, cidade cearense, Fagner começou a ter contato com a música dentro do ambiente familiar por meio dos lamentos árabes cantados pelo pai, libanês, das serestas do irmão Fares e, pelo rádio, do violonista Evaldo Gouveia.

Na adolescência, o artista aprendeu a tocar guitarra no Colégio Salesiano da Piedade, e criou o grupo de rock Os Magnatas, mas a ligação com o canto começou mais cedo, aos seis anos de idade, quando se apresentava nas rádios da cidade.

Nos anos 1970, sua carreira tomou uma guinada e tornou-se profissional. Em 1972, Elis Regina gravou a música Mucuripe (parceria com Belchior). No ano seguinte, ele gravou o primeiro disco e, desde então, contabiliza grandes sucessos da carreira, a exemplo de “Canteiros”, “Fanatismo”, “Borbulhas de Amor”, entre outras canções que devem fazer parte do repertório do show.

Influências

Autor de uma obra diversificada, Fagner traz em suas composições fragmentos de diferentes influências: da música de Luiz Gonzaga à guitarra elétrica da jovem guarda e da tropicália; dos sambas e canções românticas ouvidos no rádio em sua infância, na voz de intérpretes como Nelson Gonçalves, Francisco Alves e Orlando Silva, ao rock dos Beatles, passando pela poesia do conterrâneo Patativa do Assaré.

Nas suas apresentações juninas, o artista costuma homenagear o repertório de Luiz Gonzaga. No show no último sábado (23), em Campina Grande, o artista fez homenagem a Luiz Gonzaga, uma de suas principais influências musicais. Na ocasião, ele cantou a música “A Morte do Vaqueiro” e “Asa Branca”, canções que já fazem parte do seu repertório.

Serviço

O quê

Show de Fagner

Quando

Hoje, às 22h

Onde

Praça Maria Aragão

Evento gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.