Festejo

Católicos se preparam para homenagens em reverência a S. Pedro

Festejo, iniciado no dia 20, se encerra amanhã (29), com procissões marítima e terrestre e missas; na noite de hoje, tem encontro de grupos de bumba-bois

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Ivaldir Silva dá últimos retoques no barco que  levará a imagem do santo
Ivaldir Silva dá últimos retoques no barco que levará a imagem do santo (são pedro / festejo)

SÃO LUÍS - Os católicos se preparam, na capital maranhense, para as homenagens a São Pedro, um dos santos mais populares do período junino. De acordo com informações da Arquidiocese de São Luís, a tradicional procissão marítima com a imagem do padroeiro dos pescadores sairá amanhã (29), dia dedicado para São Pedro, às 6h30 (dependendo da maré), do Cais da Praia Grande. O cortejo - que deverá contar com centenas de embarcações e com a fiscalização da Capitania dos Portos do Maranhão - retornará após uma hora de percurso ao mesmo cais, de onde sairá em seguida para a Capela de São Pedro (situada em frente à rotatória que dá acesso ao Bacanga.
Após a procissão, a imagem permanecerá à disposição dos fiéis, que farão rezas e referências ao santo, que tem forte ligação com as brincadeiras juninas da Ilha. A imagem de São Pedro ficará exposta em novo altar feito especialmente para a programação católica. Ontem (27), O Estado acompanhou os últimos preparativos para a procissão marítima no Largo de São Pedro.
O autônomo Ivaldir Silva Carvalho, de 45 anos, presta serviços para a paróquia e dava os retoques na pintura da embarcação que levará a imagem do santo. “Eu faço isso com o maior prazer do mundo. Tenho o maior orgulho de dizer que contribuo para as homenagens a São Pedro”, afirmou.
Além da embarcação, a capela de São Pedro também foi decorada para receber, a partir das 19h de hoje (28), os representantes dos grupos de bumba meu boi de todos os sotaques que, tradicionalmente, promovem um encontro para render homenagens ao santo e receber as bençãos, um rito acompanhado por milhares de pessoas. As manifestações também se reunirão no tradicional encontro de São Marçal, no João Paulo (que acontecerá no sábado, 30).
Para Paulo Victor Silva, coordenador da Paróquia de São Pedro, a expectativa é de grande público durante as homenagens. “Mais uma vez, como é tradicional neste momento para a cidade, deveremos contar com grande presença de pessoas, que farão suas homenagens a um dos santos mais populares da Igreja”, disse.

Escolta
Durante a procissão marítima, membros da Capitania dos Portos farão a escolta das embarcações. O objetivo é evitar ocorrências graves.
Às 17h de amanhã (29), ocorrerá o também tradicional cortejo por ruas da Madre Deus com o andor com a imagem de São Pedro. Após a procissão, a imagem retornará até o largo, onde será celebrada missa campal.

Mais uma vez, como é tradicional deste momento para a cidade, deveremos contar com grande presença de pessoas, que farão suas homenagens a um dos santos mais populares da Igreja"Paulo Victor Silva, coordenador da Paróquia de São Pedro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.