Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O procurador-geral reeleito, Luiz Gonzaga Martins Coelho, sendo conduzido, para assumir novo mandato, pelas procuradoras Sandra Elouf e Flávia Vieira
O procurador-geral reeleito, Luiz Gonzaga Martins Coelho, sendo conduzido, para assumir novo mandato, pelas procuradoras Sandra Elouf e Flávia Vieira
Luiz Gonzaga fazendo o juramento de posse
Luiz Gonzaga fazendo o juramento de posse

A posse de Luiz Gonzaga Coelho
Esta coluna cometeu um engano na edição do último domingo do PH Revista ao registrar a posse do promotor Luiz Gonzaga Martins Coelho para cumprir o seu segundo mandato como procurador-geral de Justiça do Maranhão: trocou datas e fotos com os registros da primeira eleição ocorrida há dois anos.
O presidente da Ampem, Tarcísio José Bonfim, que no ato também representou a Conamp, enalteceu em sua fala o dinamismo com que Luiz Coelho dirigiu a instituição, sobretudo no desenvolvimento de projetos institucionais e da estruturação das Promotorias de Justiça.
Luiz Gonzaga Coelho, que foi candidato único e reeleito com 318 votos para o biênio 2018-2020, enfatizou em seu discurso que sempre atuou compromissado com a instituição e suas prerrogativas e agradeceu aos procuradores e promotores a confiança em seu nome.
“É um estímulo para avançarmos por mais conquistas. Renovo meu compromisso com todos os que fazem o Ministério Público do Maranhão e com os maranhenses”, destacou procurador-geral reeleito.
A procuradora de Justiça Marilea Campos dos Santos Costa continua no cargo de sub-Procuradora Geral, embora não tenha comparecido à solenidade de posse por estar se recuperando de um cirurgia.

Duelo histórico
Uruguai, de Luis Suárez, fecha a primeira fase com 100% de aproveitamento e vai encarar Portugal nas oitavas
Agora é parrilla contra bacalhau, doce de leite contra pastel de belém, Barcelona contra Real Madrid, Luis Suárez contra Cristiano Ronaldo. Um dos primeiros duelos das oitavas de final da Copa, às 15h do próximo sábado, será entre Uruguai e Portugal. Os sul-americanos foram os campeões do Grupo A, com 100% de aproveitamento. Os europeus classificaram-se em segundo lugar no Grupo B, com as calças na mão.
O Uruguai calou o estádio em Samara. Com autoridade e tranquilidade, fez 3 a 0 sobre a anfitriã Rússia e mostrou que pode incomodar os principais candidatos ao título.

Portugal invicto
É impressionante e deve ser tido em conta por Fernando Santos na preparação da partida que Portugal vai jogar nas oitavas-de-final, no próximo sábado (19h).
O Uruguai chega a esta fase da prova vencendo o Grupo A, que integrava a Rússia, país anfitrião do Mundial 2018, só com vitórias. Mas fez mais do que isso.
Fê-lo sem sofrer um gol sequer, algo que mais nenhuma seleção a competir na prova conseguirá fazer.

Há 100 anos
A equipe orientada por Óscar Tabárez bateu assim um recorde com mais de 100 anos, vencendo uma fase de grupos de uma grande competição de seleções com todos os pontos possíveis e sem sofrer gols.
A última vez que os uruguaios tinham alcançado uma marca semelhante foi em 1917, na Taça América.
Naquela que foi a segunda edição da competição, o Uruguai venceu os seus três primeiros jogos, perante a Argentina, o Brasil e o Chile, apontando um total de nove gols e não tendo sofrido nenhum.

Julho de alerta
Além de ser um período de férias, o mês de julho é marcado também pela campanha alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, dia 27.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que há 50 anos busca o melhor caminho para a prevenção e tratamento da doença, promoverá atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer em todo o Brasil.
No Maranhão, o alerta é dado pelo médico Stênio Roberto Santos, que revela: a infecção pelo papilomavírus tem contribuído, nos últimos anos, para o aumento na incidência dessa doença.
São cerca de 41 mil novos casos, anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer.

TVN está ligada no beisebol
Nem só de futebol e Copa do Mundo vive o esporte mundial. Enquanto muitos estão com os olhos ligados na Rússia e nos jogos da Copa da Fifa, os amantes do Beisebol mundo afora já se programam para um jogão dessa modalidade. É a partida entre os times Boston Red Sox contra o New York Yankees, na próxima sexta-feira, às 20h. E os usuários da TVN poderão conferir esse jogo ao vivo, pelo canal ESPN com transmissão exclusiva. Fica a dica, portanto!

TRIVIAL VARIADO
A vitória apertada da Argentina sobre a Nigéria e a derrota da Islândia agora aumenta nosso drama para a tarde desta quarta-feira. Não merecíamos ficar quase 24 horas nas mãos dos hermanos.

Levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção mostra que há 7 mil obras públicas paralisadas no País. Chama-se desperdício do dinheiro de impostos. Não se tem conhecimento de que algum
gestor tenha sido penalizado.

O nome já está escolhido: Projeto de Lei do Veneno. A comissão especial da Câmara dos Deputados que reexamina a Lei dos Agrotóxicos, aprovou modificações na sessão de segunda-feira. Agora, seguirá ao plenário para votação.

Diante da repercussão negativa da notícia de que cogitava não participar de debates no primeiro turno, o pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo garantindo que aceitará todos os convites de emissoras de TV. De entrevistas, o candidato segue fugindo.
Para a estilista Vanuza Araújo Alves o último fim de semana foi muito amargo. Morreu em Colinas, aos 84 anos, seu pai Epitácio Silva Rocha. Ela e seus irmãos que moram em São Luís chegaram a tempo de participar do velório e do enterro.

Rose Brunet Medeiros não quis saber de festa de aniversário, este ano. Foi, com o marido Eli Medeiros e os amigos Solfière Alavá e Rosário Buenos Aires, passar a data em Mendoza (Argentina) degustando bons vinhos.

DE RELANCE

A boa torcida
Tudo começou em julho de 1958, quando acabou o jogo Brasil 5 a 2 Suécia. Nelson Rodrigues, o perscrutador da alma brasileira, pescou das águas plácidas um inédito otimismo: – Cada brasileiro se sentiu compensado, desagravado de velhas fomes e santas humilhações. Na rua, a cara dos que passavam parecia dizer: “Eu não sou um vira-lata!”. Em 1962 e 1970, a mesma coisa. De repente, sentimos que o brasileiro deixara de ser um vira-lata entre os homens e um vira-latas entre as nações. Talvez seja o que nos falte como nação. Imitar a torcida, com um tostão de otimismo. Reagir aos desafios da cidadania com a mesma criatividade, o mesmo destemor, a mesma crença no futuro – não só no futuro da Seleção, mas no do país.

A boa torcida 2
Stephen Zweig, o contista e romancista austríaco, perseguido pelo Nazismo, vislumbrara em Petrópolis, antes de se matar no Carnaval de 1942, um Brasil “País do Futuro”, ao contrário do deprimido Claude Lévi-Strauss, o antropólogo que só enxergou baixos relevos nestes “Tristes Trópicos”. Hoje, todos os europeus revelam uma formidável surpresa ao constatar como um povo tão sofrido e desvalido – órfão de classes dirigentes minimamente honestas – pode, às vezes, exibir índices de “satisfação” e até de “felicidade”, compatíveis com as pequenas coisas da vida.

A boa torcida 3
Proprietário de uma riquíssima música popular, das mais bem-sucedidas em todo o mundo, o Brasil já não se resigna mais com os seus “Waterloos” internos, os seus escândalos e as suas mazelas. Num evento globalizado como a Copa do Mundo, lá estão os brasileiros e a sua inexplicável – porque inata – alegria, ajudando a erguer cordilheiras de bom humor em outros povos de temperamento embutido.

Jogo fora do escopo
Todos sabem que futebol é um assunto sazonal nesta coluna. Só é destaque em tempos de Copa do Mundo. Pois bem, depois de rever as duas partidas da Sérvia nesta Copa, podemos dizer que trocar passes e costurar o jogo está fora do escopo. A obediência tática, com linhas quase retilíneas, e a energia em cada lance norteiam o jogo deles. Será preciso paciência e controle emocional.

O couro vai comer
No assunto: a previsão é de que, como se diz no jargão do futebol, o couro vai comer. O que faz soar o alerta em relação aos pendurados. Casemiro levou cartão contra a Suíça, e Neymar e Coutinho, por reclamação, contra a Costa Rica. Como a ficha só ficará limpa nas quartas para a semifinal, todo o cuidado é pouco.

Voto direitista
Jair Bolsonaro, o presidenciável da extrema-direita, e Geraldo Alckmin, o conservador do PSDB, estão em guerra pelo voto direitista. O tiroteio entre eles e seus apoiadores prenuncia uma carnificina quando a campanha começar. Ou será que o tucano, alvo de descrédito e pressão dentro do próprio partido devido à posição nas pesquisas, não sobrevive até lá?

Nem tanto ao céu
Em geral, as imagens dos treinos da Seleção na Rússia são cheias de sorrisos e de brincadeiras entre os jogadores. Já no jogo, o que se vê é pura tensão. Foi Usain Bolt quem disse, uma vez, que um dos segredos do seu sucesso era sofrer nos treinos para sorrir nas provas.

Salsichas do 7 a 1
Uma marca de embutidos da Alemanha está vendendo salsichas em uma embalagem alusiva à goleada do país sobre o Brasil, nas semifinais da Copa de 2014. O pacote traz sete salsichas brancas e uma mais escura. A etiqueta mostra o desenho de um homem com o uniforme do Brasil, ajoelhado e chorando. As duas seleções podem voltar a se enfrentar no Mundial da Rússia.

Para escrever na pedra:
“Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade”. De Albert Camus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.