Editorial

Brasil na torcida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O dia de hoje é de ter confiança. E não é uma fé à toa, não. Mais uma vez o país deve parar para conferir o desempenho da Seleção de futebol, que faz o último jogo da fase de grupos na Copa do Mundo, às 15h, em Moscou, contra a Sérvia. E toda torcida é necessária. O país calça a chuteira, veste verde e amarelo e se apega à oração, crendices, para que o esquadrão siga para a próxima fase.

O Brasil é primeiro do grupo dele, mas não pode vacilar em campo. Não pode perder em hipótese alguma, se não volta para casa mais cedo. Ninguém quer isso. Também não pode correr o risco de um empate para depender do resultado da disputa entre Suíça e Costa Rica. Neymar, Gabriel Jesus e companhia precisam de uma performance mais convincente em campo, depois de um empate com a Suíça e de uma vitória nos acréscimos contra a Costa Rica. É o que os torcedores esperam, diante de tantas demonstrações de apreço pela equipe.

E essas demonstrações têm o mesmo peso, seja na Rússia, onde ocorrem os jogos, ou aqui no Brasil, onde a expectativa é grande. Por aqui, a festa também não é pequena. Ainda não está na proporção de anos anteriores - ainda consequência daquele 7 x 1 contra a Alemanha -, mas parece que está ganhando força a cada avanço da Seleção. E, pela expectativa, só tende a crescer.

Prova disso é que de tímidos torcedores vestindo camisas e algumas ruas enfeitadas, a festa já ganha a grandiosidade de encontros em família ou em espaços de festa. E a confiança tende a aumentar na medida em que o Brasil vai avançando fases na disputa, com esperança de chegar à final, com vitória, claro.

Para isso, haverá folga no serviço público - a grande maioria dos órgãos funcionará só pela manhã - e alguns setores com horário diferenciado de funcionamento. Mais uma vez as ruas das cidades devem ficar desertas na hora do jogo e o ritmo frenético da população deve ser interrompido durante a partida. A intenção é que todos possam torcer juntos por um Brasil campeão. Alguns shoppings e bares preparam telões e uma programação especial para o momento. Sempre conseguem atrair a torcida ávida por futebol.

Comemoração não deve faltar. Deve ser maior que a registrada no jogo passado, ocorrido às 9h, impossibilitando a realização de grandes festas. Com a partida à tarde, há a perspectiva de esticar a comemoração, podendo entrar pela noite, bem ao gosto do brasileiro, afoito por grandes festanças.

E se é para ter fé, mês melhor não poderia haver para a competição. Junho reúne diversos santos fortes, reverenciados em todo o Brasil, em uma das mais populares festas. Com as bênçãos de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, todos seguem acreditando no avanço do Brasil na Copa. E depois da vitória é festejar no arraial, vibrando com grupos de bumba meu bois, tambores de crioula, cacuriás, quadrilhas e muito mais, rendendo também homenagens aos santos festeiros.

Então, que venha a Sérvia e também os outros adversários deste mundial e que o Brasil siga firme, vencedor, campeão. Em caso de vitória, claro, festança é o que não vai faltar. Vai ultrapassar qualquer data e época, sendo mais uma vez inesquecível. Afinal, será a celebração ao esperado hexa. E não é todo dia que se alcança uma conquista dessas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.