Música

Alcione em show de aniversário

A cantora é a principal atração da noite em festa que ocorre hoje, a partir das 19h, no Viva Monte Castelo em homenagem aos 69 anos do bairro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Alcione participa de homenagem ao bairro Monte Castelo
Alcione participa de homenagem ao bairro Monte Castelo (Alcione)

SÃO LUÍS -Para celebrar os 69 anos do bairro Monte Castelo, será realizada uma grande festa que terá como principal atração a cantora Alcione. A Marrom se apresenta hoje, dentro de uma programação que começa às 19h e contempla ainda grupos de bumba meu boi e danças folclóricas em show aberto ao público na praça do Viva Monte Castelo (atrás do santuário Nossa Senhora da Conceição).

A artista retorna a São Luís cinco dias depois de ter arrastado uma multidão quando se apresentou no Arraial Pertinho de Você na sexta-feira passada (22). “Adoro estar em São Luís e sempre que posso, retorno à cidade. Aí tenho meus amigos e minha família e um vínculo que cultivo de forma muito especial”, destaca a Marrom em entrevista exclusiva ao Alternativo.

Alcione desembarca na Ilha com sua banda que a acompanhará durante o show. No repertório, clássicos que marcaram sua carreira e, claro, músicas do cancioneiro junino de sua terra natal. “Vou fazer um show com os meus sucessos e também com as coisas do Maranhão. Vou cantar o que o povo quer ouvir”, adianta.

Para a cantora, considerada uma das mais importantes da música brasileira, regressar a São Luís tem um significado muito especial. “É como se eu ligasse meu corpo em uma tomada e recarregasse as minhas energias. Sempre que vou com um pouco mais de tempo, o que infelizmente não é o caso agora, pois tenho um show em São Paulo na sexta-feira (29), reencontro amigos como Gerude, Ronald Pinheiro e outros. Aí é uma festa, rimos muito e nos divertimos demais, é uma palhaçada só”, pontua.

A artista, que atualmente se dedica a divulgar o projeto “Eu sou a Marrom”, no qual revisita as mais de quatro décadas de carreira, conta que prepara para 2019 um novo disco, desta vez com inéditas. “Durante todo este ano devo continuar com o projeto ‘Eu sou a Marrom’, mas tenho planejado iniciar um disco, desta vez com músicas inéditas. Tem um tempo que não gravo disco de inéditas por achar que ainda não era a hora, mas agora, quero fazer”.

Programação
Além do show de Alcione, que tem previsão de subir ao palco às 22h, a programação de aniversário do bairro Monte Castelo terá ainda as participações de Negra Jane, Boi da Maioba, Boi de Ribamar, Boi brilho da Ilha, Boi Encanto do São Cristóvão, Cacuriá da Fé em Deus, Boizinho Barrica, entre outros.

De acordo com o realizador do evento, Juninho Luang, a festa marca a mudança de nome do bairro, que antes de se chamar Monte Castrelo era conhecido como Areal. “Esta é a primeira vez que celebramos o aniversário do bairro, que tem uma história significativa para a cidade de São Luís”, conta Luang que é ex-morador do local, mas mantém uma forte relação com a comunidade.

Sobre a segurança da festa, Luang esclarece que haverá monitoramento da Polícia Militar e também de uma empresa privada.

Serviço

O quê

Aniversário do bairro Monte Castelo, com show de Alcione

Quando

Hoje, a partir das 19h

Onde

Praça do Viva Monte Castelo (atrás do santuário Nossa Senhora da Conceição)

Entrada gratuita

Saiba Mais

Sobre o bairro Monte Castelo

A ocupação do bairro Monte Castelo remete ao tempo da Colônia. No início, o lugar tinha o nome de Areal, devido ao fato de existir nele uma grande quantidade de areia. O surgimento do Areal tem a ver com a construção de uma grande via no século XVII e que apresentava duas paisagens bem distintas: a primeira ia do Largo do Carmo à Rua do Outeiro e caracterizava-se por ser um espaço urbanizado, com casarões residenciais e comerciais. A segunda paisagem, que se estendia da Rua do Outeiro, passando pelo Cutim, para então chegar até a Vila do Paço (atual Paço do Lumiar) apresentava em seu percurso características rurais, com a presença maciça de sítios, quintas e chácaras. Esta imensa artéria ficou conhecida pelo nome de Caminho Grande.

No fim da década de 1930, com a construção da Avenida Getúlio Vargas, houve a substituição de muitos sítios por casas no melhor estilo arquitetônico inglês. Suas características rurais foram aos poucos desaparecendo, possibilitando o surgimento, em 1949, da denominação Monte Castelo. Tal nomeação deriva da Lei Municipal nº 94 e constitui uma homenagem ao feito das Forças Armadas do Brasil em território italiano, na batalha travada em fevereiro de 1945. O novo topônimo foi criado pelo poder público com o objetivo de desvincular a antiga denominação de Areal à moderna e urbanizada paisagem que já estava se consolidando no lugar à época.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.