Assassinato

Sete homicídios em intervalo de 12 horas na Grande São Luís

Coroadinho com mais dois assassinatos, o que eleva para cinco este mês; crimes também na Vila Bacanga, Embratel, Matinha, Maracanã e Alto do Turu

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Tatiana Santos do Carmo, vítima da ação de criminosos no Coroadinho
Tatiana Santos do Carmo, vítima da ação de criminosos no Coroadinho (Tatiana)

SÃO LUÍS - Sete pessoas foram assassinadas em um intervalo de 12 horas na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Somente na área do Coroadinho ocorreram dois homicídios dolosos o que aumenta para cinco pessoas executadas este mês no bairro. O caso mais recente, segundo a polícia, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25, na Vila Bacanga. A vítima foi identificada como João Batista Câmara Oliveira, de 38 anos, que foi alvejada na cabeça e no peito.

O crime ocorreu em via pública. Moradores da área chegaram a sair de sua residência para obterem informações sobre o caso. Muitos deles ouviram o os tiros e alguns ainda presenciaram o fato, mas se recusaram a falar sobre o assunto com receio de algum tipo de penalidade.

A polícia informou que a vítima estava conduzindo uma motocicleta, quando foi alvejada por um outro motociclista ainda não identificado. Os primeiros tiros foram na cabeça e os outros no peito de João Batista. Após o crime, o acusado fugiu.

Ainda segundo a polícia, esse crime pode ter sido motivado por uma discussão no trânsito entre o acusado e a vítima, mas está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP). Há informações de que o acusado estava em uma praça, no bairro, e saiu logo após a vítima. Ele seguiu João Batista até uma panificadora do bairro onde realizou a ação criminosa.

Mais duas pessoas foram assassinadas nesta segunda-feira, 25. De acordo com as informações da polícia, Vitor Pacheco Ferreira, de 21 anos, foi morto a tiros desferidos por homens não identificados, na Vila Embratel. A outra vítima foi Gilberto Santos Sousa, de 42 anos.

Gilberto Santos foi morto a golpes de faca, na Matinha, em São José de Ribamar. Um a pessoa, identificada como Marlon Vicente Lima da Silva, foi abordada por uma guarnição da Polícia Militar em um coletivo suja de sangue, nas proximidades do local desse crime e apresentada na sede da SHPP, na avenida Beira-Mar. O delegado Felipe Freitas confirmou a participação do suspeito no crime e ele foi autuado em flagrante.

Coroadinho

A violência está predominando na área do Coroadinho. Na noite do último domingo, Tatiana Santos do Carmo, o Tati, de 25 anos, foi assassinada a tiros na presença da filha de 4 anos, e do sobrinho, também menor de idade, nas proximidades de sua residência, na Rua Menino Jesus de Praga, no Alto São Sebastião.

De acordo com a polícia, integrantes de facções criminosas promoviam um tiroteio na localidade já que pretendiam matar um desafetos identificado apenas como Maycon. Um dos tiros atingiu a cabeça de Tatiana Santos que saia de sua casa na companhia do filho e do sobrinho. Ela ainda foi levada para a Unidade Mista de Saúde do Coroadinho, mas morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico.

Sobre esse caso, a polícia realizou incursões na área e prendeu três suspeitos de envolvimento nessa ação criminosa, Moisés Pinheiro Pereira, Boaventura Sousa Pereira e Luís Carlos Santos Serra. Eles chegaram a troca tiros com os militares, mas foram dominados e apresentados na sede da SHPP onde foram autuados.

Também no Coroadinho, na Rua Boa Esperança, no começo da noite de domingo, 24, foi executado um adolescente, de 15 anos, que segundo a polícia, estava na companhia de outros menores. Há informações de que os principais envolvidos nesse crime seriam Pescocinho, Mateusinho e Biel que pretendiam executar um primo da vítima, nome não revelado.

A Polícia Civil está investigando o caso, mas até ontem não havia registro de prisão dos acusados. Também estão sendo investigados os outros três assassinatos ocorridos este mês, no Coroadinho. As vítimas foram Hernandes Pereira da Silva, de 21 anos; Jilmes Calyton Sousa Diniz, de 37 anos; e de um adolescente, de 17 anos.

O secretário de Segurança Pública (SSP), delegado Jefferson Portela, declarou na tarde de ontem, em entrevista ao programa Rádio Patrulha da Rádio Mirante AM, que pretendiam se reunir com a cúpula da Polícia Militar visando uma ação de repressão nessa área da capital. Inclusive, ele declarou que a região do Coroadinho pode sofrer uma intervenção policial. “Vai ser feito um trabalho de repressão nessa área”, disse Portela.

Mais mortes

Também na noite de domingo, 24, mais duas pessoas foram assassinadas na Ilha. Quatro criminosos invadiram um bar, no Maracanã, onde fizeram um “raspa”. Uma das vítimas, Eduardo Pestana dos Santos, de 24 anos, teria reagido ao assalto e acabou morto a tiros.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado e na manhã de ontem liberado para os familiares. A SHPP está investigando o caso, mas até o começo da noite de ontem não havia registro de prisão dos acusados.

A SHPP também investiga o assassinato de Luís Ribamar dos Santos Filho, de 27 anos. O crime ocorreu no Alto do Turu II, na cidade de São José de Ribamar. A vítima foi morta a tiros por homens não identificados. A motivação desse homicídio doloso não foi revelada pela polícia.

Entenda

Assassinatos em intervalo de 12 horas

Luís Fernando dos Santos Filho, de 27 anos, no Alto do Turu II, em São José de Ribamar

Adolescente, de 15 anos, no Coroadinho

Tatiana Santos do Carmo, de 25 anos, no Coroadinho

Vitor Pacheco Ferreira, de 21 anos, na Vila Embratel

Gilberto Santos Sousa, de 42 anos, na Matinha, em São José de Ribamar

João Bastita Câmara Oliveira, de 38 anos

Eduardo Pestana dos Santos, de 24 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.