Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O MINISTRO Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, ao lado do presidente José Sarney e do senador Mauro Fecury, ladeados por Saulo Martins (reitor da UniCeuma) e Clóvis Fecury
O MINISTRO Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, ao lado do presidente José Sarney e do senador Mauro Fecury, ladeados por Saulo Martins (reitor da UniCeuma) e Clóvis Fecury

Celebridades visitam a UniCeuma
A Universidade Ceuma recebeu, na última sexta-feira, no ampus Renascença II, a visita do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STF), ministro Luiz Fux. O ex-presidente da República José Sarney prestigiou a recepção a Fux, acompanhado do fundador e do presidente do Grupo Ceuma, Mauro Fecury e Clóvis Fecury, e do reitor, prof. me. Saulo Martins.
Luiz Fux esteve em São Luís para participar do Seminário de Direito Eleitoral “Reforma e Crise Política: Desafio da Justiça Eleitoral”, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), nos dias 21 e 22 deste mês, no Espaço Renascença, em parceria com a Universidade Ceuma e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
O presidente do TSE ministrou a aula Magna “Papel da Justiça Eleitoral para a Manutenção da Democracia”. E foi condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Colares”.

EM MOSCOU, no lounge da CONMEBOL, o jovem advogado Bruno Duailibe, que amanhã se integra à torcida do Brasil na Copa do Mundo, presente na Rússia, sendo apresentado pelo conselheiro da Fifa, Fernando Sarney, para o presidente da entidade máxima do futebol mundial, Gianni Infantino
EM MOSCOU, no lounge da CONMEBOL, o jovem advogado Bruno Duailibe, que amanhã se integra à torcida do Brasil na Copa do Mundo, presente na Rússia, sendo apresentado pelo conselheiro da Fifa, Fernando Sarney, para o presidente da entidade máxima do futebol mundial, Gianni Infantino

Torcida
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira contra a Sérvia, terceira colocada no grupo.
Como já é tradição, o país vai parar às 15h para assistir à partida. Com o fim do jogo, esperamos todos comemorar uma vitória e voltamos ao trabalho. Afinal, ainda há quinta e sexta-feira pela frente.
Mas, no Congresso Nacional, a situação não é bem assim. A Câmara puxou o início dos trabalhos para ontem. No Senado, a votação de projetos está prevista para hoje à tarde.
Na quarta-feira, na agenda das duas casas, aparece apenas “não haverá sessão”.

Longe dos debates
Líder nos cenários em que o ex-presidente Lula é excluído das pesquisas eleitorais, o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, tem fugido de entrevistas e avalia não participar dos debates no primeiro turno.
Seus aliados acham que é melhor deixar a cadeira vazia do que se submeter ao confronto com os adversários ou às perguntas incômodas dos jornalistas.
A estratégia é deixar o capitão falando sozinho nas redes sociais ou nos carros de som em eventos dos quais só participam os simpatizantes de sua candidatura.
Aliás, entre os aliados de Bolsonaro floresce uma teoria conspiratória segundo a qual, se ele perder a eleição, a culpa será do Supremo Tribunal Federal, que rejeitou adoção do voto impresso.

Cinco looks
A digital influencer Thaynara OG está na concentração para a grande festa junina que comandará na próxima quinta-feira, no Multicenter Sebrae, quando receberá um batalhão de convidados, entre artistas locais e nacionais.
A maranhense usará cinco looks diferentes durante a festa, pois subirá o mesmo número de vezes ao palco.
Um dos looks fará referência ao Centro Histórico de São Luís.

Padrão de beleza
Publicação do jornal Clarín, de Buenos Aires, revela: a cirurgia feminina que mais cresce na Argentina é a labioplastia - ou ninfoplastia, procedimento de redução dos lábios vaginais.
O aumento da procura foi de 45% nos últimos três anos. Não há o que não haja.
Os médicos ouvidos pelo jornal explicam que a labioplastia é, na quase totalidade das vezes, de caráter unicamente estético.
Creditam parcialmente o aumento da demanda à popularização da pornografia e da troca de imagens privadas online, o que teria criado padrões de comparação antes inexistentes.
Não há o que não haja.

Castanhita
O Boticário foi buscar inspiração no poder de hidratação e no cheirinho das nuts para lançar “Cuide-se Bem Castanhita”.
A nova linha traz loção hidratante de 400 ml e 200 ml, creme hidratante para as mãos, body splash, desodorante antitranspirante e sabonete em barra.
As novidades já estão nas lojas, e-commerce e revendedoras da marca.

Mostra Divino Tambor
Iniciativa independente das documentaristas maranhenses Júlia Antunes e Luiza Fernandes, a ‘Mostra Divino Tambor: Manifestações da Cultura Popular Maranhense’ chega hoje ao Maranhão, às 19h, no Palacete Gentil Braga.
A mostra compartilhará saberes de brincantes que vivem e dão continuidade às tradições populares no Maranhão, por meio dos documentários ‘Coreiras’ e ‘O Divino
em Mim’, das duas documentaristas.

TRIVIAL VARIADO

Subiu o preço dos badulaques da Copa nos ambulantes desta Capital. Culpa do Phillipe Coutinho e do Neymar. Aliás, Neymar era, até a rodada de fim de semana, o jogador que mais havia recebido faltas na Copa: 14, em dois
jogos. Fora as não marcadas.

O primeiro show em Kazan, mostrado em detalhes pela TV, foi de James Rodríguez e seus companheiros Cuadrado, Mina, Quintero e Sanchez. Eles foram impiedosos na goleada imposta nos poloneses, que estão fora da Copa.

Juninho Lang vai comemorar o aniversário do bairro Monte Castelo, amanhã, com show de Alcione, que está voltando a São Luís para essa nova apresentação. A noitada será aberta pela banda Argumento.

Brasileiros que acompanham os jogos do Mundial estão conhecendo as vantagens de um sistema de trens bem administrado.
A rede ferroviária da Rússia tem 86 mil quilômetros de extensão. No Brasil, são 30 mil quilômetros com equipamentos sucateados
sobre os trilhos.

É hoje, das 9h às 11h, a eleição da nova diretoria do Sindcombustíveis para o quadriênio 2018/2022. Estarão aptos a votar todas as empresas sindicalizadas e em dias
com o sindicato.

No assunto: a eleição ocorrerá na sede do sindicato, com Chapa Única, encabeçada pelo empresário Leopoldo Correa Santos Neto, dos Postos Natureza, que tem como vice a empresária Magnólia Rolim, da Rede de Postos Magnólia.

DE RELANCE

Bola e livros
Brasil em ritmo de Copa do Mundo e a Faculdade de Negócios Faene em ritmo intenso de aulas nas unidades de São Luís, Imperatriz e Parauapebas (PA). A instituição, no entanto, está na torcida pela Seleção Brasileira. Nos dias de jogos no período matutino, as aulas acontecem somente a partir das 14h, e no período vespertino, até 14h. Segundo o diretor-geral da Faene, professor Ricardo Carreira, apesar dos jogos mundiais, as aulas prosseguem em ritmo intenso.

Bola e livros 2
Na semana passada, na capital, o professor Márcio Cerqueira conduziu aula de Técnicas Avançadas para o MBA de Engenharia de Manutenção e a professora Leandra Oliveira, a disciplina de Ferramentas de Qualidade, para o MBA de Qualidade. O professor Ricardo Carreira, por sua vez, comandou a disciplina de Processo Decisório para a turma de Auditoria e Finanças.

Registro civil de trans
Mesmo sem a realização de cirurgia de redesignação de sexo ou do uso de tratamentos hormonais, os transgêneros que assim se declararem poderão requerer pessoalmente aos oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do estado a alteração do prenome e/ou gênero no registro de nascimento ou casamento, sem necessidade de autorização judicial. É que o procedimento foi regulamentado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

Campanha mundial
A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) registra pelo menos 17 casos de afogamento por dia. Um dado alarmante, que chama a atenção da sociedade e mobiliza instituições e entidades nacionais e internacionais que estão na luta para mudar essa realidade. Na semana passada, vários países, inclusive o Brasil, reeditaram a “Maior Aula de Natação do Mundo” (The World’s Largest Swimming Lesson), cujo propósito foi também mostrar que aulas de natação salvam vidas.

Campanha mundial 2
A propósito vale registrar que no Maranhão, a representante oficial e credenciada era a Academia Viva Água, que abraça a campanha desde 2008, e reuniu, às 12h10, pontualmente, o maior número possível de pessoas nas piscinas de seu complexo aquático, em sua sede, no Renascença II. O evento também objetivou a quebra de recorde do Guinness Book, para o maior número de pessoas dentro de piscinas no mesmo dia e horário.

Medicina em debate
Hoje e amanhã, acontece em Brasília o Encontro Nacional de Entidades Médicas, promovido pelo CFM, AMB, Fenam e FMB. O médico Mauro César Oliveira participará do evento como presidente da Associação Médica do Maranhão e vice-presidente/NE da AMB. Na pauta, discussões sobre formação médica (abertura de novas escolas), exame de proficiência para formandos em medicina, programa “Mais Médicos”, saúde suplementar (planos de saúde), mercado de trabalho no SUS, modelos de gestão em sistemas de saúde, entre outros temas.

Emprego à vista
A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, abriu vagas de emprego nos estados do Tocantins e Maranhão para pessoas com deficiência e também para aquelas que possuem o certificado de reabilitação emitido pelo INSS. No Maranhão serão atendidos os municípios de Porto Franco, Imperatriz, Açailândia e São Luís. As inscrições seguem até 30 de junho.

Campeão de shows
O cantor maranhense Bruno Shinoda está bombando e, sem dúvida, é o artista campeão de agenda de shows no Maranhão. Considerado um fenômeno de mídia no Estado, ele cumpre 28 shows este mês e início de julho, em diversas cidades do interior e também em Teresina, onde se apresenta nesta quarta-feira, na Alludra Club, boate mais luxuosa da capital piauiense.

Para escrever na pedra:
“O mais importante não é manter-se vivo, mas manter-se humano”. De Eric Arthur Blair (1903-1950), escritor britânico, conhecido pelo pseudônimo George Orwell, responsável por clássicos como A Revolução dos Bichos e 1984.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.