Mostra

Cultura popular do Maranhão em documentários

Filmes “Coreiras” e “O Divino em Mim”, das documentaristas maranhenses Júlia Antunes e Luiza Fernandes, compõem a “Mostra Documental Divino Tambor - Manifestações da Cultura Popular Maranhense” que será exibida hoje, às 19h, no Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Mostra Tambor já percorreu outras cidades
Mostra Tambor já percorreu outras cidades (documentário divino tampor)

SÃO LUÍS- Depois de ser exibida no Rio de Janeiro e em São Paulo, chega ao Maranhão a “Mostra Documental Divino Tambor - Manifestações da Cultura Popular Maranhense”, composta pelos documentários “Coreiras” e “O Divino em Mim”, das documentaristas maranhenses Júlia Antunes e Luiza Fernandes. O evento ocorre hoje, às 19h, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, Centro), seguido de debates com as duas realizadoras.

A “Mostra Documental Divino Tambor - Manifestações da Cultura Popular Maranhense” visa compartilhar saberes de brincantes que vivem e dão continuidade às tradições populares no Maranhão. Os documentários já foram exibidos no Museu Nacional do Folclore e Cultura Popular, Casa do Maranhão e Casa Naara, no Rio de Janeiro. Naquela cidade, a cantora e instrumentista maranhense Rosa Reis debateu sobre o tema. Em São Paulo, a mostra estreou na Matilha Cultural e, na ocasião, contou com uma roda aberta de tambor de crioula comandada pelo grupo Cupuaçu de Danças Populares, fundado pelo maranhense Tião Carvalho.

Os filmes “Coreiras” e “O Divino em Mim” têm auxílios da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP), respectivamente, e apoio cultural da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A exibição em São Luís tem apoio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA.

“O Divino em Mim” traz a história de Vinicius, um rapaz que volta para Alcântara (MA) para vivenciar a Festa do Divino Espírito Santo. Nesta viagem, após atravessar a Baía de São Marcos, o documentário apresenta o universo de Alcântara e também de personagens como Andressa, estudante de 17 anos que é bandeirinha e sonha em ser mestre-sala da festa; seu Moacyr, coordenador geral da Festa do Divino, morto recentemente, e as caixeiras Marlene e Romana, lavradoras em dias normais e sacerdotisas que, há décadas, entoam canções e preservam a tradição do ritual que marca a cidade.

O documentário é encabeçado pela jornalista e guitarrista maranhense Luiza Fernandes, com apoio da Universidade de São Paulo e Coletivo MirimaLAB. Em 2017, o projeto foi contemplado com o edital Curtas, do Canal Futura em parceria com TV Globo e ABTU.

Coreiras
O curta documental “Coreiras” explora o universo feminino de quatro personagens por meio de suas experiências com a cultura popular maranhense, mais especificamente com a manifestacão tambor de crioula. Luana, Dona Roxa, Rosa e Senhora Dolores contam, em depoimentos baseados em suas memórias e conhecimentos, um pouco da história da manifestação e como se dão as relaçõ̃es na roda e os desafios que enfrentam.

“Coreiras” é fruto de um processo de crescimento da comunicadora e dançarina maranhense Júlia Antunes, que ao vivenciar a tradição do tambor em diferentes rodas pela cidade de São Luís, sentiu a necessidade de compartilhar a magia e beleza que o ressoar do toque lhe proporciona.l

Serviço

O quê

“Mostra Documental Divino Tambor - Manifestações da Cultura Popular Maranhense”

Onde

Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782. Centro)

Quando

Hoje, às 19h

Entrada gratuita, com contribuição sugerida

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.