Nova eleição

Vereadores de Bacabal reafirmam apoio a presidente da Câmara, que assumirá prefeitura

Durante reunião em São Luís, parlamentares anunciam a decisão de antecipar eleição para a Mesa Diretora e acordo pela reeleição do presidente, vereador Edvan Brandão

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Um grupo de nove vereadores esteve em São Luís, no fim de semana, em reunião com o ex-presidente José Sarney e a ex-governadora Roseana Sarney, ambos do MDB, para reafirmar o apoio ao presidente da Câmara de Bacabal, Edvan Brandão (MDB) – que deve assumir interinamente, nos próximos dias, a Prefeitura local.

O emedebista será alçado ao posto em virtude da cassação do prefeito José Vieira Lins (PP) e do seu vice, Florêncio Neto (PHS), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida na semana passada. A Corte determinou, ainda, a realização de nova eleição para prefeito. Até lá, o presidente da Câmara ficará no comando do município.

Como o mandato de Brandão termina já no fim deste ano, os vereadores que estivaram na capital – que são maioria no Legislativo municipal – anunciaram a decisão de também antecipar a eleição da Mesa Diretora. O objetivo é reeleger o atual presidente, para que ele fique interinamente na Prefeitura até a realização da nova eleição.

“Os nossos aliados em Bacabal vieram até São Luís informar o ex-presidente José Sarney e a ex-governadora Roseana de toda a situação na cidade, e exaltar a vitória que representa para o nosso grupo essa decisão do TSE, de cassar o Zé Vieira e determinar a nova eleição”, destacou, em entrevista a O Estado, o deputado federal João Marcelo.

Na semana passada, o deputado Roberto Costa já havia se manifestado sobre a decisão do TSE, ocasião em que fez duras críticas à gestão Vieira na cidade.

“A administração do Zé Vieira foi desastrosa. Só atendeu aos interesses da família dele, da mulher dele, Patrícia Vieira, da família Florêncio, que se beneficia dos recursos da prefeitura, e a população completamente esquecida”, denunciou.

Unanimidade - A decisão pela cassação do prefeito e realização de nova eleição foi tomada por unanimidade pelo TSE, com base em voto do ministro Luiz Fux, relator da matéria, que negou provimento a um apelo de José Vieira e derrubou a liminar que o mantinha no cargo até hoje.

Vieira obteve 20.671 votos na eleição de 2016 – contra 18.330 do deputado estadual Roberto Costa (MDB) -, mas teve o registro de candidatura indeferido pela juíza Daniela de Jesus Bonfim Ferreira, então titular da 13ª Zona Eleitoral.

O líder político está com os direitos políticos suspensos porque foi condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. A condenação, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), ocorreu antes da eleição de 2016, e foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda em 2017, mas ele seguia no cargo por força de liminar, agora definitivamente derrubada.

Como José Vieira não conseguiu reverter a decisão contrária, Bacabal deve voltar às urnas em virtude de uma alteração promovida ao artigo 224 do Código Eleitoral antes das últimas eleições.

Segundo essa nova regra, mesmo quando o número de votos anulados por conta de indeferimento de candidatura representem menos de 50% dos válidos – como é o caso de Bacabal – haverá nova eleição, e não posse do segundo colocado.

MAIS

Participaram da reunião em São Luís, além de José Sarney e Roseana, o senador João Alberto, o deputado federal João Marcelo, o deputado estadual Roberto Costa e os vereadores Edvan Brandão, Melquíades, Serafim Reis, Natália Duda, Venâncio, Coronel Egídio, Rginaldo do Posto, Manoel da Concórdia e Joãozinho do Algodãozinho.


Vereadores confirmam apoio a pré-candidatura de Roseana

Ainda na reunião em São Luís, o grupo de vereadores de Bacabal confirmou que apoiará na cidade o projeto de eleição da ex-governadora Roseana Sarney.

Os parlamentares representam a maioria da bancada do Legislativo municipal, e disseram que pretendem dar à emedebista o maior número possível de votos.

“Temos aliados de forte representatividade no município e esse apoio deve garantir vitória a nossa pré-candidata em Bacabal nas eleições deste ano. O grupo é unido e temos total confiança na liderança do presidente Edvan Brandão”, declarou João Marcelo.

Também durante o encontro, os vereadores debateram com a ex-governadora uma agenda de pré-campanha no município, que deve ser divulgada em breve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.