Igreja de São João recebe fiéis em celebração ao padroeiro

As festividades em homenagem ao santo iniciaram-se no dia 15 de junho e encerraram-se na noite de ontem com a realização de uma procissão; em agradecimento, devotos prestaram homenagens durante todo o dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Missa em homenagem ao santo foi realizada na manhã de domingo
Missa em homenagem ao santo foi realizada na manhã de domingo (Igreja de São João)

SÃO LUÍS- Comemorando o dia de São João, devotos e comunidade católica estiveram na igreja que leva o nome do padroeiro, localizada no centro da cidade, neste domingo, 24. Diversas missas foram celebradas durante todo o dia e no início da noite a tradicional procissão encerrou as atividades em homenagem ao santo.

São João é uma das principais figuras do período junino e durante o mês de junho fiéis e devotos homenageiam e agradecem ao santo pelas graças alcançadas. A tradição se repete anualmente na Igreja de São João, no centro de São Luís, que recebe centenas de devotos durante o festejo que, neste ano, começou no dia 15 de junho.

Elenita Santos leva a neta, Mariana Leite, há sete anos como forma de agradecimento por uma graça recebida. “Eu fiz uma promessa com São João, pela saúde dela, porque ela sofria de um problema seriíssimo de garganta. Aí fiz essa promessa de trazê-la para assistir à missa vestida de vaqueira por sete anos. Esse é o último ano e nunca mais ela teve crise de garganta”, relatou a devota.

O aposentado Fernando Brito também se apegou ao santo após descobrir problemas renais. Ele precisou passar por um procedimento e pediu proteção a São João. "Hoje estou aqui no dia do seu aniversário, comemorando junto com ele e fazendo esta homenagem, por ter me concedido uma graça e ter dado tudo certo no meu cateterismo", contou.

Além das promessas, outras homenagens são feitas ao santo. O engenheiro João Henrique Azevedo nasceu no dia em que também se comemora o aniversario de São João e se sente privilegiado. "O dia de hoje significa uma data muito bonita e não poderia existir uma data mais especial para que Deus me concedesse o dom da vida".

O pároco da Igreja de São João, padre Heitor Morais, reforçou a importância da comemoração, destacando o significado das celebrações. "Hoje as missas celebram o que nós chamamos de natividade de São João Batista. Essa Natividade faz com que nós testemunhemos o projeto de Deus na história da salvação da humanidade, ou seja, a confirmação das promessas da redenção. São João é o precursor que vem anunciar Jesus Cristo para que, através dessa acolhida, sejamos cada vez mais disciplinados na proposta da conversão e da salvação", ressaltou.

O Santo
Segundo a igreja, em sua missão de adulto, São João pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo, por isso o nome João Batista, ou simplesmente, João, aquele que batiza.

O Dia de São João também é dia de acender fogueiras. Uma lenda católica conta que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.

Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte. Por isso, ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.