Copa do Mundo-2018

Fifa multa Shaqiri e Xhaka por comemorações em gols da Suíça

Suíços temia a possibilidade de ter sua dupla vetada para o duelo contra a Costa Rica pela última rodada da fase de grupos

Folhapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Shaquiri fez comemoração de cunho político na vitória da seleção suíça contra a Sérvia
Shaquiri fez comemoração de cunho político na vitória da seleção suíça contra a Sérvia (SHAKIRI SUIÇA )

SÃO PAULO - O Comitê Disciplinar da Fifa aplicou multa nesta segunda-feira aos jogadores Shaquiri e Xhaka, da Suíça, pelas comemorações de cunho político na vitória da seleção suíça contra a Sérvia, 2 a 1, pela segunda rodada da Copa do Mundo. A multa para cada atleta é de 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil).
A advertência em forma de multa tranquiliza o selecionado suíço, que temia a possibilidade de ter sua dupla vetada para o duelo contra a Costa Rica, na quarta-feira (27), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O duelo entre suíços e sérvios, que aconteceu na sexta-feira (22), se tornou pauta política em virtude das comemorações de Shaqiri e Xhaka. Ambos possuem laços kosovares de família, país com muitos habitantes de origem albanesa e de relação tensa com a Sérvia há décadas.

Shaqiri é nascido em Kosovo, assim como o meio-campista Behrami. Por outro lado, Xhaka tem pais kosovares -o pai do camisa 10, inclusive, foi preso pelo regime sérvio durante a década de 1980.

A multa aplicada pela Fifa se estendeu ao lateral suíço Stephan Lichtsteiner, que acompanhou os dois colegas de time ao comemorar também usando o gesto da águia de duas cabeças, que é o símbolo da Albânia. Lichtsteiner foi multado em 5 mil francos suíços (cerca de R$ 19 mil).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.