Comemoração

Torcida se une em São Luís para festejar vitória do Brasil na Copa

Familiares e amigos assistiram juntos ao jogo, a maioria em casa; aniversariante considerou a vitória um presente; bar na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, foi um dos poucos com grande movimentação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Torcedora festeja gol com a bandeira do Brasil em bar na Cohama
Torcedora festeja gol com a bandeira do Brasil em bar na Cohama

SÃO LUÍS – Durante uma partida emocionante, torcedores se reuniram, na manhã desta sexta-feira (22), para apoiar a Seleção Brasileira na partida contra a Costa Rica, pela fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. No bairro do Planalto Vinhais II, familiares e amigos assistiram juntos ao jogo, que resultou na primeira vitória da Seleção, por 2 x 0, na disputa. Também teve gente que se reuniu em bar na Av. Daniel de La Touche, na Cohama, apesar de espaços do tipo terem registrado movimento bem menor que o registrado no jogo anterior.
É uma tradição. Em todo o Brasil, durante a Copa do Mundo, familiares, amigos, colegas de trabalho e vizinhos se juntam e emanam vibrações positivas para a Seleção. Mesmo após a estreia tímida da equipe do técnico Tite, muitos torcedores se mostravam confiantes para a partida contra a Costa Rica.

Família da pedagoga Luzia Goretti Azevedo assistiu ao jogo em casa
Família da pedagoga Luzia Goretti Azevedo assistiu ao jogo em casa


No bairro do Planalto Vinhais I, a família da pedagoga Luzia Goretti Azevedo se reuniu a amigos em um café da manhã para lá de diferente e, juntos, acompanharam cada lan­ce do jogo. Durante os 90 minutos, muito desespero e tensão pelo desempenho na­da satisfatório na partida, mas no fim das contas a Seleção mostrou que a luta pelo hexacampeonato continua.
A pedagoga e anfitriã, Luzia Goretti Azevedo, contou que a prática sempre se repete. "Sempre gostamos de ter amigos em casa, fazendo festa, e todo ano de Copa vem todo mun­do. O filho traz os amigos, a família e tudo". Para ela, o momento é bom para revigorar a torcida e a esperança do brasileiro.
“Essa vitória é um alivio, porque o povo brasileiro sofre tanto e a gente gosta desse momento, cria uma energia para enfrentar o dia a dia, dá um vigor de Brasil na gente”, destacou.
O jogo de ontem mostrou um pouco da raça e do “jeitinho brasileiro” de deixar tudo para a última hora. A vitória só chegou após os 45 do segundo tempo, durante os acréscimos, com os gols do meia, Phillipe Coutinho e do atacante Neymar Júnior.
A advogada Milena Azevedo, que comemorou seu aniversário nesta sexta (22), o resultado foi um presente. E ela agradeceu. "Fiquei muito feliz, porque isso representa que eu sou pé-quente! Completar mais um ano de vida com essa vitória é um presente para mim", ressaltou.

Movimentação
Quem foi a um bar na Av. Daniel de La Touche, na Cohama, também comemorou bastante o resultado. Após a tensão de não ver gol no tempo regular de jogo, os torcedores explodiram quando Phillipe Coutinho abriu o marcador.
O local foi um dos poucos da cidade que registrou movimentação maior durante a partida, na manhã desta sexta (22). A festa no espaço ficou maior ainda quando Neymar marcou mais um para o Brasil.

Bares da Litorânea têm baixa movimentação

Bares e restaurantes da Avenida Litorânea registraram baixa movimentação durante o jogo do Brasil contra a Costa Rica, na manhã desta sex­ta-feira (22). Proprietários disseram que, além do horário, a crise econômica e o empate do jogo de estreia contra a Suíça foram fatores que contribuíram para que poucas pessoas saíssem de casa e estabelecimentos ficassem fechados pela manhã.
Para João Alberto Sousa, 54, proprietário de um quiosque na Litorânea, não foi viável investir e abrir durante o jogo que teve início às 9h. “Abrir pela manhã, no horário que acontecia o jogo, daria prejuízo para nós. Com o empate contra a Suíça (1 x 1), a torcida desanimou. E sendo uma sexta-feira, e o pessoal tendo que pegar o trabalho pela tarde, iriam preferir ficar em casa”, frisou.
Os torcedores do Brasil preferiram ficar em casa. “Não vale a pena sair de casa vendo que o Brasil jogou tão mal durante a primeira partida contra a Suíça. Eu, como torcedor, esperava um resultado melhor, porque eu e todos os outros torcedores acreditávamos que a Seleção estava preparada, mas nos enganamos. Sem falar que sair para gastar, numa crise dessas, não é a melhor coisa a se fazer”, declarou o torcedor Luzival Santos, que assistiu ao jogo em casa, com a família.
O horário do jogo (9h) e o resultado da partida contra a Suíça (empate por 1 X 1) foram motivos apontados para que muitos torcedores ficassem desanimados e preferissem assistir ao jogo em casa nesta sexta (22), contra a seleção da Costa Rica. O empate no primeiro jogo pegou mal para o Brasil, do qual se esperava mais para o Mundial de 2018, após derrota em 2014.
A crise econômica, que ainda afeta o bolso de muitos brasileiros, foi um dos fatores pelos quais os torcedores, em São Luís, também assistissem ao jogo na sala de casa. “Eu sou brasileira e torço pela Seleção. Mas preferi ficar em casa e poupar gastos para investir em outros planos”, disse a universitária Luíza de Oliveira, 24 anos.

torcida jogo Brasil e Costa Rica

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.