Qualificação profissional

Senac inaugura nova unidade no município de Santa Inês

Moderno e amplo Centro de Educação Profissional ofertará novos cursos a partir de julho à população da região, contribuindo de forma significativa para a geração de emprego e renda e mais oportunidade no mercado de trabalho

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Novo Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Santa Inês
Novo Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Santa Inês (senac)

Com uma área construída de 3.000 m² e estimativa de atender uma média de 700 alunos por dia, será inaugurado dia 29 deste mês, às 19h30, em Santa Inês, o moderno e amplo Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem, Comercial (Senac). A previsão para 2018 é qualificar mais de 3 mil pessoas da cidade e de municípios vizinhos.
As novas instalações do Senac têm gerado expectativa no comércio e população da cidade, pelos novos cursos que serão ofertados a partir de julho, contribuindo de forma significativa para a geração de emprego e renda e mais oportunidade no mer­cado de trabalho.
Entre os novos cursos, estão Oratória - Comunicação e Técnicas de Apresentação, Customização de Pe­ças de Vestuário, Introdução à Fotografia Digital, Dicção, Desinibição e Oratória, Design de Mechas, Tendências em Automaquiagem, Maquiagem para Festas, Limpeza de Pele, Corte de Cabelo Masculino e Técnicas de Barbear, Banho de Lua, Design de Sobrancelha com Henna, Massagem Estética Modeladora, Informática para a Terceira Idade, Informática para Concursos, Saladas, Elaboração de Drinques e Coquetéis, e Bolos e Doces Regionais.
Para o diretor regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, a nova unidade terá toda uma estrutura, que mantém a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição. “Atuamos em um sistema que tem o objetivo de que a qualidade deve ser igual para todo o Senac. Então, a população pode esperar mais áreas de atuação da instituição, mais comodidade no sentido de melhores instalações e abrangência de áreas como a de gastronomia, que hoje nós não desenvolvemos aqui, mas que será realizada nesta moderna unidade”, disse.
Atualmente, o Senac desenvolve suas atividades em um imóvel cedido pela prefeitura municipal, em que os cursos ofertados têm o objetivo de direcionar estudantes e pessoas que buscam qualificação e atualização profissional ao mercado de trabalho, além de possibilidades de geração de renda nas áreas de beleza, gestão, comércio e informática. São oferecidos anualmente, em média, 30 cursos, a cerca de 110 turmas que funcionam com todo o apoio e estrutura que comporta salão de beleza, laboratório de informática e três salas de aula.
Para atender ainda mais a população de Santa Inês, o novo Centro de Educação Profissional possui estrutura com salas de aula convencionais, laboratório de beleza, laboratório de multiprocedimentos (saúde), laboratórios de software e hardware, laboratório de cozinha, laboratório de modelagem (corte e costura), laboratório de telemarketing, auditório reversível, biblioteca, área de convivência, entre outros espaços pedagógicos.
Primando pela sustentabilidade, o Centro possui estrutura de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de 30m³, sistema de captação das águas pluviais e uso da água dos ares-condicionados para manutenção dos jardins e áreas verdes, limpeza de pisos e áreas comuns, bem como reutilização nos aparelhos sanitários. Além disso, a unidade é acessível às pessoas com deficiência – PCD, proporcionada por rampas, banheiros adaptados e elevador com acesso aos quatro pavimentos do prédio.
“O mais interessante dessa obra é a grandiosidade e modernidade que possui e que será capaz de atender uma cidade como Santa Inês, que tem uma grande demanda pelos serviços que nós ofertamos e vivencia o comércio”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio no Estado do Maranhão e do Conselho Regional do Senac, José Arteiro da Silva.
Compreendido como meio de proporcionar formação continuada e de fortalecimento do exercício da profissão, o Senac em Santa Inês vai ampliar o atendimento aos profissionais do município e cidades vizinhas, desenvolvendo objetivos de crescimento de carreira e oportunidades de mercado.
“Santa Inês está de parabéns, até porque outros municípios foram ao Senac buscar uma unidade e fomos escolhidos porque temos um gran­de potencial de desenvolvimento, e nós conseguimos. O empresariado de Santa Inês e a população só têm a ganhar com este investimento”, destacou o empresário da região, João Rolim.

Mais

Endereço

O novo Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem, Comercial (Senac) funcionará no Beco do Cajueiro, 57 – Centro, nas proximidades da Igreja da Matriz, em Santa Inês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.