Devoção

Milagres e curas creditados a São João pelos devotos maranhenses

Santo recebe centenas de orações e pedidos feitos por devotos que creem na capacidade de cura; exemplos de bênçãos alcançadas são inúmeros

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Raimunda Fontenelle faz a oração na igreja instalada no centro de SL
Raimunda Fontenelle faz a oração na igreja instalada no centro de SL

SÃO LUÍS - Se para os brincantes do bumba-boi São João é pretexto para brindar seu aniversário com alegria durante praticamente todo o mês de junho, no caso dos católicos mais tradicionais o santo é muito mais canal para milagres do que o regente da festa. Vários fiéis exaltam verdadeiras bênçãos que, de acordo com eles, somente foram concedidos pela “misericórdia e benevolência” de São João Batista, conhecido por anunciar a chegada de Jesus Cristo.
Para quem tem os pedidos - seja por saúde de familiares ou mesmo por metas atingidas profissionais - atendidos, o pagamento da promessa é tão importante quanto às orações diárias. Não vale apenas fazer o pedido e esquecer o santo: é necessário também dedicar boa parte do dia para uma visita, por exemplo, à Igreja de São João e adorá-lo. O catolicismo entende que esse ato é a representação do amor e da fé por um dos santos mais populares e importantes da religião.
O Estado registrou, ao longo da semana que antecede o dia de São João, vários exemplos de pessoas que tiveram graças atendidas a partir do santo. A aposentada Raimunda Fontenelle confidenciou tudo o que aconteceu em sua vida a partir do problema de saúde de seu neto, de 24 anos. Segundo ela, o neto estava com problema grave na vesícula, entre a vida e a morte, até que a intervenção de São João apareceu.
“Eu estava desesperançosa. Pensei que ele fosse morrer. Os médicos estavam desacreditados. Até que decidi vir fazer uma oração pra o meu São João. Foi a oração mais forte da minha vida, inesquecível!”, disse.
Assim que saiu da igreja, há três anos, e retornou ao hospital, o seu neto estava livre do problema de saúde. Aos prantos, ela disse qual foi a sensação ao saber que o neto se curou após a oração. “Ali, com certeza, foi São João. Foi muita coincidência, na verdade. Eu fazer a oração e acontecer isso. Foi uma bênção, uma grande alegria de vida”, disse.
Ajoelhada, três anos após o milagre, dona Raimunda Fontenelle faz a oração do dia para São João. “Desde então, eu venho praticamente todos os dias para agradecer ao meu santo e pedir saúde para ele”, afirmou.
O exemplo da aposentada é somente um dos que chegam diariamente na Igreja de São João (situada em frente à antiga Faculdade de Odontologia na Rua da Paz, em São Luís) em busca de milagres. São pessoas de várias partes da cidade e até mesmo de outros estados que visitam o templo religioso para pedir dádivas a São João. “Eu tenho fé que vou conseguir passar em um concurso público”, disse o auxiliar de serviços gerais Manoel Francisco.

Padre Heitor Morais, pároco da igreja de São João
Padre Heitor Morais, pároco da igreja de São João


Ele, que é morador da Cidade Operária, trabalha em uma empresa particular da capital maranhense. Vivendo atualmente com apenas um salário mínimo, ele - que retomou os estudos recentemente aos 46 anos de idade - espera ingressar em breve nos quadros de uma instituição pública e, desta forma, conseguir uma estabilidade financeira.
“É um sonho, que sei que somente vou conseguir com muito esforço, muito estudo e por intermédio do meu São João. Por isso, venho aqui para pedir forças a ele diariamente”, afirmou.

O poder dos milagres
Para o catolicismo, os milagres são representativos da força do santo para os fiéis. A prova disso é o período de dedicação ao santo, em junho. Milhares de pessoas se reúnem nas paróquias e igrejas em geral em oração a São João. “Trata-se de um dos santos mais populares, sem dúvida, do catolicismo. É referência para os católicos mais fervorosos, não somente por sua história de vida como também por suas realizações para seus fiéis”, disse o padre Heitor Morais, da paróquia de São João.
Para ele, por vários anos, o homem se debruçou sobre a dúvida que paira na mente da humanidade, ou seja, qual o poder da fé para a consolidação de alguns milagres. Segundo o padre, a dedicação ao santo nada mais é do que a exteriorização das inquietudes humanas na sua essência.
“Geralmente, as pessoas buscam a cura ou o poder do santo a partir do momento que têm problemas. Não é possível generalizar, neste caso, mas é o que costuma ocorrer. Em alguns casos, as pessoas intensificam suas relações com o santo e dedicam seu tempo única e exclusivamente para adorá-lo. No caso de São João, por sua história e exemplo de vida, isso fica ainda mais nítido”, afirmou o padre.

Devoto ora na Igreja na semana que antecede o dia de São João
Devoto ora na Igreja na semana que antecede o dia de São João

A história de São João

Com o significado, para alguns católicos, de “Deus dá a graça”, São João Batista foi considerado o precursor de Jesus, quando anunciou a vinda do Messias ainda no ventre de sua mãe. João Batista ainda batizou Jesus Cristo em um dos atos considerados mais nobres para a Igreja Católica e até mesmo para outras religiões. A diferença, por exemplo, da relação entre os católicos e os evangélicos, é o simbolismo dado a São João, já que, para um deles, o santo é autor de verdadeiros milagres.
Outro ponto ressaltado na vida de São João está em sua ida para o deserto, onde se preparou com orações e penitências, sempre catequizando as pessoas por onde passava. Por causa disso, passou a ser chamado de “profeta”.
Para alguns intérpretes da palavra de Deus, João Batista é o chamado herói da fé, por tentar se desenvolver espiritualmente a partir do viver isoladamente. Um dos trechos bíblicos que mais representa João para o mundo é Lucas 1:80. Segundo o trecho, “o menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.