São João

Festa para o Boi de Guimarães

Casa d’Arte Centro de Cultura, em Raposa, abre as portas hoje para homenagear uma das manifestações folclóricas mais expressivas do Maranhão e arrecadar doações em dinheiro para ajudar o grupo a custear despesas no São João

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Boi de Guimarães se apresenta neste
Boi de Guimarães se apresenta neste (Guimarães)

SÃO LUÍS-Um dos grandes expoentes do sotaque de zabumba, o Boi de Guimarães ganha destaque neste domingo, Dia de São João, na festa “Quintal Cultural”, a ser realizada na Casa d’Arte Centro de Cultura, na Rua do Farol do Araçagi, no município de Raposa. A iniciativa visa ajudar o grupo folclórico, que precisa de recursos para custear transporte e despesas com alimentação e outros itens dos brincantes na capital. A festa terá início com a apresentação do Tambor de Crioula Benção Divina de São Benedito, ligada ao mesmo grupo do boi, que este ano se apresenta com quase 120 componentes.

“Nós soubemos das dificuldades que eles enfrentam e resolvemos abraçar a causa e apoiar com esta festa. Não somente por isso, mas também pela memória afetiva. É que temos certa relação com esse grupo folclórico, pois temos componentes da Casa que são conterrâneos”, disse Luzenice Macedo, gestora do espaço.

O Boi de Guimarães existe há mais de 70 anos, quando os avós de Marcelino Azevedo, presidente do grupo, falecido em 2016, brincavam o boi, enfeitavam o novilho a ser ofertado a São João Batista como pagamento a uma dádiva alcançada. As misturas e matizes culturais de diversas etnias africanas, ameríndios e europeus foram reelaborados em saberes e fazeres no boi, que traduzem pertencimento a uma identidade e resistência cultural de um povo excluído dos processos sociais e econômicos dominantes.

Aniversário - Em 2018, o grupo completa 47 anos de existência institucional, como “Associação Cultural e Folclórica Vimarense”. Desde então, mantém a tradição de apresentar sua arte na capital, São Luís. Enfrentando dificuldades (com transporte de barco e ônibus, alimentação e alojamento para os integrantes, falta de incentivo do poder público municipal, entre outros), desloca-se de Guimarães no dia 23 de junho (véspera de São João), após o ritual de batismo realizado no terreiro da comunidade.

Segundo Mauro Cardoso, que não pertence à diretoria, mas é um incentivador e apoiador, o grupo não recebe incentivo municipal, mas foi contemplado no edital oficial da Secretaria de Estado da Cultura com três apresentações. “O que é muito pouco, perante à magnitude desse grupo folclórico. Por cada apresentação, o valor correspondente é 7 mil reais, sendo que por dois ônibus para o transporte dos brincantes de lá para cá, eles chegam a pagar 25 mil. São muitas despeses e o problema é que para os grupos do interior dão o mesmo tratamento que para os da capital. Na minha opinião, isso é um absurdo. Na gestão passada, acredito que eram mais apresentações”, disse Mauro Cardoso, informando que as apresentações deste ano acontecerão nos dias dia 25 (Arraial do Ipem), 28 9Arraial da Praça Maria Aragão) e 29 (Arraial da Praça Nauro Machado).

Serviço

O quê

Festa para o Boi de Guimarães

Quando

Neste domingo, às 16h

Onde

Casa d’Arte Centro de Cultura, na Rua do Farol do Araçagi (Raposa)

Entrada Franca - Cachê colaborativo (doação de quanto quiser/puder)

Mais informações para doação: 99974-9366 / 98160-9188

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.