Vida saudável

Coma bem na gravidez!

Especialista esclarece dúvidas sobre dieta durante a gestação, quando é preciso ganhar peso, mas de maneira saudável; confira dica de cardápio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - Se você está grávida, parabéns! Agora, é hora de pensar como vai ser daqui pra frente. “Normalmente, as mulheres pensam em não engordar muito, o que está certo, até porque não faz bem pro bebê que isso aconteça. Mas todas engordam, e é preciso ganhar peso, mas de maneira saudável e dentro de um limite regular”, esclarece a nutróloga e cardiologista Aléssia Palhano, do Hapvida Saúde.

O ganho de peso considerado normal, em geral, é entre 7 e 14 kg ao longo da gestação. “Geralmente, 9 desses quilos são divididos entre o peso do bebê, a placenta, o líquido amniótico, as mamas que aumentam, o sangue extra que circula no corpo”, explica Aléssia Palhano.

Gradual

Esse aumento de peso não é repentino, mas gradual. Durante o primeiro trimestre, é normal que a mulher engorde de 1 a 3 kg. “Já no segundo trimestre, entre os 3 e os 6 meses da gestação, esse aumento de peso é maior, cerca de 500g, meio quilo, por semana. Por isso, deve engordar entre 3 e 4 quilos nesse período”, revela a especialista.

No terceiro trimestre, que é a última fase, a mulher deve engordar uma média de 1 kg por semana até o fim da gravidez. “Mas é muito diferente de uma mulher pra outra. Se é magrinha demais, é bom que ganhe mais peso. Se ela já é fortinha, não é bom que engorde tanto”, pondera Aléssia Palhano.

Aléssia Palhano, nutróloga e cardiologista Aléssia Palhano
Aléssia Palhano, nutróloga e cardiologista Aléssia Palhano

Tabelinha

O ideal é ter consultoria de um profissional da nutrologia ou da nutrição, que serão parceiros ao longo da caminhada. Mas há métodos como, por exemplo, acompanhar um gráfico de evolução de peso na gravidez.

Primeiro, é preciso calcular o IMC – Índice de Massa Corpórea. Quanto maior o resultado do IMC, menos peso essa mulher poderá ganhar ao longo da gestação para não comprometer a própria saúde e a do bebê. Veja o exemplo:

Uma mulher de 60 kg que mede 1,60m pode fazer o seguinte cálculo: Dividir o peso pela altura ao quadrado: 60/ 2,56 = 23,4. O IMC é 23,4. Peso considerado normal, pode engordar entre 11 e 15 quilos. “Se forem gêmeos, pode engordar mais 5 quilinhos sem peso na consciência”, indica a nutróloga.

Dieta

A recomendação da médica é que a mulher grávida não pense em fazer dieta, visando a “perda” de peso ou o retardo no ganho desse peso. “Você tem que pensar em comer bem, de forma muito nutritiva”, sugere.

Em geral, não há nada proibido, desde que o alimento escolhido não vá prejudicar o bebê e a mãe. “Proibido mesmo é o exagero”, pontua Aléssia. Outra dica da médica é que a mulher evite, nesse período, comprar alimentos prontos, como biscoitos recheados, por exemplo. “Tá com muita vontade de comer? Devia ter comido antes. A fome descontrola o que você vai comer e aí você come o que o seu bebê não precisa. Durante a gravidez, você fica mais ansiosa do que com fome, especialmente no final”, recomenda.

Desejos

Sabe aqueles dos desejos estranhos da gravidez, no meio da madrugada, às vezes? Esses desejos podem não ter nada de engraçados, mas, pelo contrário, podem revelar uma carência nutricional. “Vontade de comer doce pode revelar uma anemia, por exemplo. Fale com o seu médico, o seu obstetra. Relate tudo, pois isso preservará você e o seu bebê de problemas durante e após a gravidez”, indica a médica.

Cardápio

No café da manhã e no lanche da manhã, antes do almoço, a grávida pode comer um pão com atum e suco de laranja, lanche rico em Ômega 3, vitamina C e fibra.

Para o almoço, que tal uma salada de tomate, alface, bife grelhado, arroz e feijão?

No lanche da tarde, pode ser um lanche leve, como gelatina com iogurte natural; ou granola com iogurte e suco; além do iogurte, o leite é uma boa pedida.

Batidas no liquidificador, como vitamina de abacate, mamão e banana, são ótimas pedidas, pois dão grande saciedade, satisfazem a vontade de comer doce e nutre o bebê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.