Esperança

Portador de ceratocone faz diagnóstico no HRO hoje

Alessandro Asevedo Gusmão, de 24 anos, necessita, com urgência, de uma cirurgia de transplante de córnea para não perder a visão; Hospital de Referência Oftalmológica (HRO) fará um diagnóstico mais preciso para avaliar o caso

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Alessandro Gusmão poderá perder a visão por causa de ceratocone - uma doença genética
Alessandro Gusmão poderá perder a visão por causa de ceratocone - uma doença genética (Alessandro Asevedo Gusmão, de 24 anos, poderá perder a visão por causa de ceratocone - uma doença genética)

SÃO LUÍS - Está marcado para a tarde de hoje,22, no Hospital de Referência Oftalmológica (HRO), em São Luís, a consulta médica do técnico em administração de empresas Alessandro Asevedo Gusmão, de 24 anos, que sofre de ceratocone - doença rara que pode causar a perda total da visão.

Alessandro relatou quarta-feira,20, que necessita de uma cirurgia de transplante de córnea, com urgência. Procurado pelo O Estado, o HRO acatou o caso. Neste primeiro momento, o jovem passará por um diagnóstico mais preciso e será avaliado pelo médico Raphael Freitas.

Além das dificuldades causadas pelo agravamento da doença, Alessandro está desempregado e sem poder custear algum curso para tentar entrar no mercado de trabalho. “Fico esperançoso que tudo dará certo a partir de agora, com essa consulta em um hospital que é de referência. Já tentei buscar ajuda em tudo que vocês imaginarem. Fui até na Defensoria Pública do Estado (DPE) tentar um encaminhamento, mas, até agora, nada resolvido. As vezes não tenho nem passagem para me deslocar às unidades de saúde. Mas vou lutar até o fim para não perder a minha visão e ficar livre dessa doença”, ressaltou Gusmão.

Alessandro Asevedo Gusmão foi diagnosticado com a doença no ano de 2015 e o seu olho direito já está quase comprometido. “Estou enxergando muito mal. Não reconheço pessoas, algumas vezes. Queria estudar e trabalhar, mas não posso, porque é ruim de enxergar. Eu já não sei o que fazer. Só enxergo a tela de um computador ou de um celular com um zoom muito alto. O meu olho direito já está muito agravado. Queria fazer um procedimento no olho que está menos afetado, para não piorar, mas não tenho condições”, explicou Alessandro Asevedo Gusmão.

Doações

Alessandro criou uma “vaquinha on-line” para arrecadar verbas, que serão utilizadas no tratamento da doença. As pessoas podem ajudá-lo por meio da 'vakinha.com' e procurar por Alessandro Asevedo Gusmão ou realizar depósito na conta bancária agência: 0027 op. 013 conta 59541-0 Caixa Econômica Federal. Ou ainda ligar para 98116.3081.

Ceratocone

Ceratocone é uma doença genética, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho do que o outro, segundo informações do Dr. Drauzio Varella. No ceratocone, o tecido transparente em forma de cúpula que cobre o olho (córnea) afina e se projeta para fora em forma de cone. Sua causa é desconhecida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.