Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Mais pressionados do que os brasileiros, só os atletas da Costa Rica. A adversária da Seleção no jogo de hoje estreou na Copa com derrota para a Sérvia por 1 a 0, no domingo passado. Para seguir com chances, precisa pelo menos empatar o jogo de São Petersburgo. Depois, vai enfrentar a Suíça, em 27 de junho, em Nizhny Novgorod. Muitos maranhenses estão em São Petersburgo para engrossar a nossa torcida, a exemplo de Miécio Dias Júnior (e sua encantadora holandesa Maardje) e Patrícia Miranda (com o marido alemão Dieter Albicker), vistos na foto no clima de festa verde e amarela
Mais pressionados do que os brasileiros, só os atletas da Costa Rica. A adversária da Seleção no jogo de hoje estreou na Copa com derrota para a Sérvia por 1 a 0, no domingo passado. Para seguir com chances, precisa pelo menos empatar o jogo de São Petersburgo. Depois, vai enfrentar a Suíça, em 27 de junho, em Nizhny Novgorod. Muitos maranhenses estão em São Petersburgo para engrossar a nossa torcida, a exemplo de Miécio Dias Júnior (e sua encantadora holandesa Maardje) e Patrícia Miranda (com o marido alemão Dieter Albicker), vistos na foto no clima de festa verde e amarela
O desembargador Ricardo Duailibe na moldura de dois jovens e competentes advogados, Gustavo Amorim e Bruno Duailibe, na solenidade em que foi condecorado, ontem, com a Medalha de Honra ao Mérito “Manuel Beckman”, pela Assembleia Legistiva do Estado
O desembargador Ricardo Duailibe na moldura de dois jovens e competentes advogados, Gustavo Amorim e Bruno Duailibe, na solenidade em que foi condecorado, ontem, com a Medalha de Honra ao Mérito “Manuel Beckman”, pela Assembleia Legistiva do Estado

Para vencer
Neymar vai jogar hoje, mas outra vez não estará a pleno. Sua atuação na estreia já teve este prejuízo, e a avaliação sobre seu desempenho foi negativa de forma desproporcional, como tudo que o cerca.
Do pior ao melhor, o camisa 10 continua sendo genial, o Brasil dependerá dele do mesmo jeito que qualquer equipe que tenha
um fora de série.
Ao mesmo tempo, podemos deixar combinado que a Seleção não deve precisar de Neymar para ganhar
da Costa Rica.
Se não tivesse seu camisa 10, Tite poderia montar meio e ataque com Casemiro, do Real Madrid, Paulinho e Philippe Coutinho, do Barcelona, Willian, do Chelsea, Douglas Costa, da Juventus, e Gabriel Jesus, do Manchester City.
Que nos preocupemos com Neymar para o restante da Copa faz sentido. Para esta sexta-feira, em São Petersburgo, aí não dá.

Goleadas
Os últimos jogos tiveram vitoriosos de desempenho medíocre, mas o pragmatismo dos triunfos alcançados por Portugal, Uruguai e Espanha
falou mais alto.
Campanha de Copa do Mundo também se faz assim, goleando por 1 a 0.
Vida real.

Orgulho local
A torcida russa já tem razões suficientes para assumir a Copa como parte da sua realidade, depois de duas vitórias seguidas com bom desempenho e uma
montanha de gols.
Aliás, Miécio Júnior, que está com Maardje em São Petersburgo, apelidou o time de Montanha Russa durante a partida contra o Egito.
Da maneira mais improvável, a Rússia está jogando bom futebol, o que era impensável diante da amostragem dos amistosos ruins antes da Copa.

Orgulho local 2
Pode ter ajudado a Rússia estrear contra um time tão fraco quanto a Arábia Saudita, é verdade.
Porém, se não houvesse repertório, a Rússia poderia começar contra 11 cones e nem assim o cenário mudaria junto ao seu torcedor e à imprensa esportiva do país.
Até agora, os russos mostraram trabalho coletivo competente com bola no pé, destaques individuais significativos e uma entrega na marcação como se cada jogador, de fato, brigasse pelo seu prato de comida.

Crise alcoólica
Leitores da coluna que estão na Rússia conferindo os jogos da Copa, contam que a fama de beberrões inveterados dos russos pode sair seriamente abalada deste Mundial.
Torcedores de diferentes países têm reclamado da escassez de bebida para comemorar os triunfos ou afogar a mágoa das derrotas de suas seleções.
Os suecos, por exemplo, saíram às ruas em Nizjnij Novgorod para festejar a vitória, depois do jogo contra a Coreia do Sul, e mal molharam a garganta. Em questão de instantes, não se encontrava mais uma única latinha de cerveja no centro da cidade.
Até Moscou, a Capital, está sob ameaça. Bares comunicaram que estão com estoques baixos e sem reposição à vista.

Cai mais, Neymar
Entendo que os suíços acusem Neymar de cair demais em campo. Eles perseguiram o maior craque brasileiro organizadamente, com a disciplina de um relógio que nunca atrasa.
Não entendo como nós, brasileiros, passamos a repetir essa balela. Neymar caiu pouco. Se tivesse antevisto a joelhada criminosa do colombiano na Copa passada e se jogado antes, não teria fraturado uma costela e ficado fora do jogo contra a Alemanha.
Neymar é um jogador técnico e de constituição muscular mais frágil. Não poderia fazer o que faz se fosse um brutamontes. Sofre por isso, não por culpa sua. É constantemente caçado em campo e seus adversários fingem esquecer-se de que o brasileiro tem o direito constitucional de se defender.
Neymar tem duas opções - ou senta o cotovelo no rosto do agressor antes de apanhar, ou relaxa o corpo e desaba.

Vitória marcante de Félix
Nada menos do que 35 acadêmicos votaram no jornalista, poeta – e um dos jovens mais cultos de sua geração – Félix Alberto Lima, para suceder o acadêmico José Louzeiro na Academia Maranhense de Letras.Discreto, Félix fez sua campanha sem alardes e conquistou a simpatia de praticamente todos os acadêmicos. Quem se absteve de sufragar o nome dele – e foram apenas dois – perdeu a chance de votar num intelectual jovem e com uma bagagem cultural que só valoriza o velho sodalício da Rua da Paz.

TRIVIAL VARIADO

Jacieny Dias e Gilson Martins recebem hoje em grande estilo para a festa junina da Revista Estilos, com comidas típicas preparadas pelo espaço Cláudia Gaspar Buffet. Atrações? A noite será animada pelo grupo Kambada do Forró e a a apresentação da Companhia Encantar.

A cantora Madonna, que vive desde o ano passado em Portugal, assistiu ao jogo do Brasil contra a Suíça no meio da massa, em um telão instalado no Terreiro do Paço, no centro de Lisboa. Ela postou no Instagram um vídeo com os festejos do gol de Phillippe Coutinho.
Philippe Coutinho nunca foi tão importante como agora.
Com Neymar ainda sem sua condição ideal, o sucesso da Seleção passa pelo guri tímido e de futebol gigante. Contra a Costa Rica, amanhã, é hora de o meia, melhor da Seleção na estreia, brilhar outra vez.

Impedidos: a Lei Eleitoral estabelece que, a partir do dia 30 deste mês, fica vedado à emissoras de rádio e TV transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato. Caso flagrante de proibição do exercício profissional.
Tem causado preocupação aos amigos do Comandante Washington Viégas o seu estado de saúde, que está a merecer cuidados especiais na UTI do UDI Hospital, após
um mal-estar que ele sentiu no começo da semana. Todos estamos torcendo por sua breve recuperação.

Thatiana e César Bandeira reuniram um agradável grupo de amigos na noite de ontem para celebrar a vida no Alameda Trinta e já começar a entrar no clima para a torcida de hoje pela vitória da Seleção Brasileira na Rússia.

DE RELANCE

Senhor do Vinho
Se havia um momento nas rotinas de Fernando Guedes que lhe davam especial prazer era quando passava pelas salas de provas, quando tinha de caminhar pela imensidão das vinhas da Sogrape, quando se sentava numa mesa com copos, garrafas, enólogos, amigos e familiares. O vinho sempre foi a sua paixão e por sorte e mérito, ele usou-a para criar um gigante empresarial. Adegas como a da Quinta do Cavarnelho, perto de Vila Real, onde durante décadas se fez o Mateus Rosé, eram os seus “primeiros amores” e cada grande vinho que a empresa produzia tornava-se como que um degrau que erguia o seu destino.

Senhor do Vinho 2
Há alguns anos fui apresentado pelo saudoso Amândio Rocha, um português que se fez maranhense pelo grande amor que dedicou a esta terra, ao empresário Fernando Guedes que morreu quarta-feira no Porto (o seu funeral foi ontem). Ele tinha 87 anos feitos em dezembro. Não deixou à família e ao país apenas a sua maior e mais importante empresa de vinhos, que vende mais de duas garrafas por segundo em todo o mundo e fatura mais de 215 milhões de euros com operações em três continentes: deixou também uma forma de estar. Que orgulhosamente revelava através de um vinho produzido em sua homenagem numa vinha velhíssima do Douro: o Legado.

Senhor do Vinho 3
Guardo as melhores recordações da pouca, mas profícua convivência que tive com o elegante Fernando Guedes. Eleito pela imprensa especializada como o grande Senhor do Vinho português, admirado pelos seus pares como uma “figura de grande relevância e um dos maiores empresários portugueses das últimas décadas”, Fernando Guedes encarava os negócios como um assunto de cavalheiros, impregnado de uma ambição que não dispensa a tradição, os valores, a lealdade ou a paixão. Ontem, Portugal perdeu uma das suas referências. E este Repórter, um simpático amigo.

Radiografia sem retoques
Se deixarem a demagogia de lado, o que dirão os candidatos à Presidência da República? Há 32 milhões de brasileiros sem acesso ao abastecimento de água potável. Outros 85 milhões não são servidos
por esgotamento sanitário.

Como não errar
O MDB lançou o Manual das Eleições. Contém 225 páginas e todas as explicações para evitar que os candidatos incorram em erros. O texto de introdução tem forte sentido crítico: “Aproxima-se mais um pleito, mais uma vez sob a égide da insegurança jurídica, pois cada vez mais o judiciário insiste em legislar. É verdade que algumas vezes no vácuo que os legisladores deixam, mas na maioria dos casos rompendo qualquer lógica, em interpretações claramente contrárias à lei e ao espírito do julgador”.

Previsão correta
Dificilmente se encontrará alguém do gênero raposa política mais habilidoso que Delfim Netto. De ministro do regime militar a conselheiro do ex-presidente Lula, não é para qualquer um. Esta semana, falando a advogados de grandes empresas em São Paulo, disse: “O próximo presidente da República, seja quem for o eleito, correrá o sério risco de sofrer impeachment se não tiver condições de uma relação civilizada e equilibrada com o Judiciário e o Legislativo para aprovar uma agenda legislativa com medidas impopulares, mas capazes de colocar o País outra vez no trilho do crescimento. E, sobretudo, moral para dialogar sobre essas mudanças com a Nação, abrangendo todos os interesses em jogo”.

Projeto explosivo
Projeto do deputado federal Major Olímpio, do PSL de São Paulo, abre intensa polêmica na Câmara. Pretende transformar o sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, em Museu Nacional de Combate à Corrupção. A propriedade da área originou a terceira ação contra o ex-presidente Lula na Operação Lava-Jato. O texto também prevê que bens ilícitos decorrentes de processos de desvios, apreendidos em todo o País, possam integrar o acervo.

Para escrever na pedra:
“Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência”. Falou o grande filósofo Platão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.