Justiça

Três ministros participarão de Seminário de Direito Eleitoral

Evento acontece hoje e amanhã no Espaço Renascença e terá a participação, na sexta-feira, 22, do ministro do STF, Luiz Fux

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, ministrará palestra amanhã, 22
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, ministrará palestra amanhã, 22 ( O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, ministrará palestra amanhã, 22)

SÃO LUÍS - Será realizado hoje e amanhã, no Espaço Renascença, o Seminário de Direito Eleitoral, Reforma e Crise Política: Desafio da Justiça Eleitoral. O evento, que contará com a participação de três ministros, será realizado pela Universidade Ceuma, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

O evento receberá o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarciso Vieira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

De acordo com a programação, a abertura será realizada às 15h30 com o primeiro painel: "O Tribunal Regional Eleitoral e as eleições de 2018", com o desembargador do TRE/MA, Cleones Cunha; Eduardo José Leal Moreira, presidente do Colégio de Ouvidoria da Justiça Eleitoral; e o diretor do TRE/MA, Flávio Vinicius Araújo. O segundo painel acontece às 16h30, com o tema "Inelegibilidade", com o juiz federal Roberto Veloso e o advogado Luís Gustavo Motta. No terceiro painel, às 18h, o tema será "Partidos Políticos", com o ministro Tarcísio Vieira do TSE, e o advogado Claudio Pereira Neto.

Já na sexta-feira, 22, às 15h30, acontecerá o quarto painel “Democracia Interna Partidária e a Constitucionalização do Direito Eleitoral”, com o desembargador Carlos Eduardo Padin (presidente do TRE/SP) e o secretário geral do TSE, Carlos Eduardo Frazão; no quinto painel, às 16h30, com o tema "Processo eleitoral e o novo CPC", terá a presença do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça ( STJ); e participação do procurador Regional da República, José Jairo Gomes.

Encerrando as atividades, às 19h, será a vez do presidente do TSE, o ministro Luiz Fux, com a realização da aula magna “Papel da Justiça Eleitoral para a manutenção da democracia”. Logo após, acontecerá a Outorga da Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Colares Moreira, ao ministro Luiz Fux, além da apresentação de folclore regional, para encerramento das atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.