Droga

Maconha para uso recreativo será legal em outubro no Canadá

Medida foi aprovada nesta terça pelo Senado. É a primeira economia do G7 a legalizar nacionalmente o uso recreativo da droga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

CANADÁ - A maconha para uso recreativo será legal a partir de 17 de outubro no Canadá, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau. O Senado do país aprovou na terça-feira,19, um projeto de lei para legalizar a maconha recreativa, abrindo caminho para o país se tornar o primeiro do G7 a legalizar a cannabis nacionalmente.

Com 52 votos a favor e 29 contra, o Senado aprovou o projeto de lei da Câmara dos Comuns, possibilitando o estabelecimento de um mercado de maconha completamente legal dentro de 8 a 12 semanas.

A legalização da maconha recreativa fez parte da campanha eleitoral bem-sucedida dos liberais do primeiro-ministro Justin Trudeau em 2015, argumentando que a nova lei impediria o uso de maconha por menores de idade e reduziria crimes relacionados.

"Tem sido muito fácil para nossas crianças conseguir maconha -- e para criminosos colherem os lucros. Hoje, nós mudamos isso. Nosso plano de legalizar e regulamentar a maconha acaba de ser aprovado no Senado", argumenta Trudeau.

Como a primeira grande economia a legalizar completamente a maconha, a implementação regulatória do Canadá será observada de perto por outras nações que consideram o mesmo caminho, e por investidores globais que já depositaram bilhões em empresas canadenses de maconha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.